COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Autores

  • Teresa Magalhães de Araújo Carneiro College Educaler University
  • Alexandra Moreno Pinho College Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18039

Palavras-chave:

Competências Socioemocionais. BNCC. Professores. Alunos. Educação. Humanização. Ética.

Resumo

Diante da necessidade de manter o bom equilíbrio socioemocional para uma convivência saudável na sociedade atual, ressalta-se a importância de competências no contexto educacional. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tais competências ajudam em uma formação com base em uma humanização ética dos alunos, preparados para conviver consigo mesmo e com os outros. Buscou-se, através de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, analisar os aspectos estruturantes das competências socioemocionais para fortalecer as bases teóricas dos professores do Ensino Fundamental I, visando que tal conhecimento seja enriquecedor para a prática diária dos docentes e dos profissionais em educação.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Magalhães de Araújo Carneiro, College Educaler University

Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UNEB), pós-graduação em Psicopedagogia (Universidade Luterana do Brasil), curso Gestores Escolares  (PROGESTÃO),  mestranda  da College Educaler University. 

Alexandra Moreno Pinho, College Educaler University

Doutora em Educação  (Universidade  de  Barcelona),  Mestre  em  Terapia  Corporal  e  Psicomotricidade  (Universidade  de Barcelona), licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da College Educaler University. 

Downloads

Publicado

2025-02-06

Como Citar

Carneiro, T. M. de A., & Pinho, A. M. (2025). COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 458–480. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18039