ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROJETO DE VIDA: UMA INVESTIGAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MATIPÓ, MG

Autores

  • Mariana de Faria Gardingo Diniz Centro Universitário Vértice
  • Maria Aparecida Santos e Campos UNINI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15795

Palavras-chave:

Competências docentes. Projeto de vida do aluno. Fatores Socioemocionais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam o papel do professor na construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio em Matipó/MG. A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, descritiva e exploratória, contou com a participação de alunos de três escolas públicas e uma particular. O estudo revela que a maioria dos estudantes é do sexo feminino, tem 16 anos ou mais, apresenta renda familiar baixa e pretende cursar uma formação profissional após o ensino médio. Os resultados evidenciam que o desejo de melhorar a qualidade de vida e obter um emprego são os principais motivos para ingressar no ensino superior, apontando fatores que corroboram a importância do professor na mediação dos projetos de vida desses estudantes. Portanto, a atuação docente deve alinhar ao desenvolvimento de competências socioemocionais, capacitação pedagógica e políticas públicas eficazes para transformar o ambiente educacional em uma ferramenta poderosa de desenvolvimento pessoal e social, garantindo que mais alunos tenham a oportunidade de realizar seus projetos de vida e alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Biografia do Autor

Mariana de Faria Gardingo Diniz, Centro Universitário Vértice

Doutoranda em Educação - 15 anos de docência. Centro Universitário Vértice  - Univértix.

Maria Aparecida Santos e Campos, UNINI

Posdoctorado con Orientación en Metodología de la Investigación de Revisión, doutoz en efucação ,licenciada y bachatelada enm Ed. Física, licenciada em Pedagogi, Extensão em ,Neurociencias y aprendizagen vário. Magistério. 35 años de docencia em todos os niveus de Ensino. Actualmente prof. Diretora de tese na Unini.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Diniz, M. de F. G., & Campos, M. A. S. e. (2024). ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROJETO DE VIDA: UMA INVESTIGAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MATIPÓ, MG . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3177–3190. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15795