ANÁLISE DOS FATORES QUE INFLUENCIAM O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR NO PROJETO DE VIDA: UMA INVESTIGAÇÃO DO ENSINO MÉDIO EM MATIPÓ, MG
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15795Palavras-chave:
Competências docentes. Projeto de vida do aluno. Fatores Socioemocionais.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que influenciam o papel do professor na construção do projeto de vida dos alunos do ensino médio em Matipó/MG. A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, descritiva e exploratória, contou com a participação de alunos de três escolas públicas e uma particular. O estudo revela que a maioria dos estudantes é do sexo feminino, tem 16 anos ou mais, apresenta renda familiar baixa e pretende cursar uma formação profissional após o ensino médio. Os resultados evidenciam que o desejo de melhorar a qualidade de vida e obter um emprego são os principais motivos para ingressar no ensino superior, apontando fatores que corroboram a importância do professor na mediação dos projetos de vida desses estudantes. Portanto, a atuação docente deve alinhar ao desenvolvimento de competências socioemocionais, capacitação pedagógica e políticas públicas eficazes para transformar o ambiente educacional em uma ferramenta poderosa de desenvolvimento pessoal e social, garantindo que mais alunos tenham a oportunidade de realizar seus projetos de vida e alcançar seus objetivos acadêmicos e profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY