AS METODOLOGIAS POR PROJETO NAS SALAS DE AULAS DO CEFET-MG, DESDE O PONTO DE VISTA DOS DOCENTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.2993Palavras-chave:
Metodologias Ativas. Trabalho por Projeto. Design Thinking. Projetos Pedagógicos.Resumo
Hoje em dia, os meios utilizados para a comunicação de massa e nos sistemas de educação vêm sendo objeto de mudanças originadas a partir do desenvolvimento e difusão das tecnologias da informação e comunicação, que implementam novas estratégias no sistema educacional adaptando e integrando processos de gestão da qualidade e melhoria do ensino, vinculados aos contextos socioeconômico e cultural. Estas mudanças refletem nas tendências pedagógicas dentro das salas de aula. De acordo com o BNCC, a construção do conhecimento é um processo que envolve a participação ativa do professor e do aluno, o docente deve utilizar metodologias ativas e considerar as experiências e vivências do aluno fomentando a autonomia para assumir uma postura partícipe na construção dos saberes. Nesta perspectiva este estudo qualitativo descritivo e exploratório de corte transversal teve como objetivo verificar se os docentes do CEFET- MG, campus BH conhecem e utilizam as metodologias ativas e se incorporam a metodologia por projetos nas suas práticas docentes Amostra: 15 docentes dos cursos técnicos do CEFET. Instrumento de pesquisa: questionário Ad Hoc com perguntas fechadas, sobre metodologias ativas. Para tabulação e a análise de dados, se utilizou o programa SSPS (Statistical Program for Social Sciences)da IBM versão 1.9. analisados e estão apresentados em estatística descritiva. Resultados: verificou-se que os docentes conhecem, mas, em sua maioria, não utiliza como prática docente, a metodologia de projetos. Foi identificada uma demanda para atualização dos docentes em sua formação que possa incluir a prática da interdisciplinaridade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY