RUMO A UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM MOÇAMBIQUE: PROPOSTA PARA ENFRENTAMENTO DO ETNOCENTRISMO E DA DOMINAÇÃO CULTURAL PORTUGUESA

Autores

  • José Armando Vicente Instituto Santo Tomás de Aquino
  • Maria Aparecida Santos e Campos Universidade de Jaén- ESPANHA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3062

Palavras-chave:

Etnocentrismo. Globalização. Interculturalidade. Educação. Cultura-ancestral.

Resumo

Estudo qualitativo, descritivo da influência do etnocentrismo português em Moçambique, iniciado no século XV com a colonização, impôs a cultura portuguesa em detrimento da cultura ancestral Moçambicana inferiorizando os povos e cultura nativa, considerado-lhes incultos, pagãos. A criação da escola oficial se converteu,em um instrumento de alfabetização e dominação colonial, impondo a cultura e a língua portuguesa, objetivando a negação das culturas e religiosidades moçambicanas. Objetivo: Analisar a influência  do etnocentrismo português confrontado com a cultura ancestral de Moçambique. Resultado: É imprescindível desenvolver uma educação capaz de compreender as múltiplas dimensões, a complexidade da cultura Moçambicana. 

Biografia do Autor

José Armando Vicente, Instituto Santo Tomás de Aquino

Graduado em Filosofia (1999), no Seminário Maior de Filosofia em Moçambique; graduado  em Teologia (2005) no Instituto Santo Tomás de Aquino – Belo Horizonte - Brasil; - Pós-graduação Lato Sensu em Especialização para Formadores de  Presbíteros (2010), no Instituto Santo Tomás de Aquino – Belo Horizonte - Brasil; Pós-graduação Lato Senu em Especialização em Sociologia e Psicologia Social (2019), na Universidade Estácio de Sá; Mestre em Teologia Sistemática (2012) pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Belo Horizonte - Brasil. Doutorando em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana - UNINI-MX. Linha de Pesquisa: Multiculturalidade, Interculturalidade em educação. Pesquisador nas seguintes áreas: Teologia das religiões; Pluralismo religioso. Diálogo Inter-religioso; Teologia Africana; as religiões; Educação: Multiculturalismo e Interculturalidade; Educação Bilíngüe e Plurilíngüe. Endereço: Rua Rita Camargos, 575; Br. Bom Jesus; CEP: 32185 420 Contagem – MG – Brasil. E-mail: josarvicente@yahoo.com.br.

Maria Aparecida Santos e Campos, Universidade de Jaén- ESPANHA

 Licenciatura plena em: Educação Física.  Instituto Católico de Minas Gerais-MG, e Pedagogia pela UniBF.  Stricto -Sensu: PHD em Educação pela Universidade de Jaén, Espanha. Mestrado em: Educação Física y saúde pela Universidade de Jaén; em Ciências da Educação, Cuba I.J.Varona; Lato Sensu- Especialização: Educaçao Física Escolar;  Planejamento Educacional UNIVERSO) Univ. Salgado de Oliveira RJ; Didáctica- Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica (Faculdade Sao Luís, SP; Psicologia da Educaçao Univ. de jaén; Grupos de pesquisa: Coordenadora do grupo UNINI-BR, membro dos grupos de investigação: HUM790- Universidad de Jaén España  e Grupo AL Andalus, Univ. de Granada. Componente do Comitê Editorial da Revista Geopantanal - UFCG; Comitê Editorial da Editora Atena. Revisora das revistas: Geopantanal e MLS Educational Research (MLSER) Alagoas. Professora com 30 anos de carreira, atuando em todos os segmentos da educação.   linhas de pesquisa: Formação de professores; Multiculturalidade, Interculturalidade em educação. Idiomas: Português nativo, Espanhol Nível avançado, Inglês B2. Trabalha em  Professora das disciplinas: Didática aplicada e Organização e gestão de centros educativos; Diretora e orientadoranas de teses doutoral  na Universidade Internacional Iberoamericana - UNINI-MX. Profª e terapeuta na Associação de Fibromialgia de jaén, AFIXA. E-mail: maria.santos@unini.edu.mx. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1253652978692557. https://orcid.org/0000-0001-7190-5438, ID de autor de Scopus: 55532618000; InvestigadorID: C-4555-2019.  Endereço: Calle Fuente del Alamillo 3, puerta 2 , 1º D, 23006 - Jaén, Espanha , correio eletrônico: maria.santos@unini.edu.mx

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

Vicente, J. A. ., & Campos, M. A. S. e . (2021). RUMO A UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM MOÇAMBIQUE: PROPOSTA PARA ENFRENTAMENTO DO ETNOCENTRISMO E DA DOMINAÇÃO CULTURAL PORTUGUESA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 95–119. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3062