RUMO A UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL EM MOÇAMBIQUE: PROPOSTA PARA ENFRENTAMENTO DO ETNOCENTRISMO E DA DOMINAÇÃO CULTURAL PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3062Palavras-chave:
Etnocentrismo. Globalização. Interculturalidade. Educação. Cultura-ancestral.Resumo
Estudo qualitativo, descritivo da influência do etnocentrismo português em Moçambique, iniciado no século XV com a colonização, impôs a cultura portuguesa em detrimento da cultura ancestral Moçambicana inferiorizando os povos e cultura nativa, considerado-lhes incultos, pagãos. A criação da escola oficial se converteu,em um instrumento de alfabetização e dominação colonial, impondo a cultura e a língua portuguesa, objetivando a negação das culturas e religiosidades moçambicanas. Objetivo: Analisar a influência do etnocentrismo português confrontado com a cultura ancestral de Moçambique. Resultado: É imprescindível desenvolver uma educação capaz de compreender as múltiplas dimensões, a complexidade da cultura Moçambicana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY