DIFICULDADES PARA ENSINAR NA PÓS- PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12377Palavras-chave:
Dificuldades. Ensinar. Pós pandemia. Alunos. Escola. Alfabetização.Resumo
Este artigo tem a intenção de mostrar as dificuldades para ensinar no cotidiano escolar vivenciado no período pós pandemia, no contexto do Ensino Fundamental I do EMARM/[1], depois de dois anos de aulas remotas no município de Monte Santo/Ba. Nota-se problemas para ensinar nos anos iniciais, os quais evidenciam níveis de aprendizagem defasados. A complexidade do tema explicita a diversidade de fatores, sujeitos e aspectos a serem considerados: aluno, professor, recursos, estratégia, currículo, dentre outros. Os entraves foram visíveis no cotidiano escolar com a volta do ensino presencial em 2022 nas salas superlotadas, na incoerência de dados na secretaria da escola, na falta de recurso pedagógico, na falta de materiais adequados, na falta de acompanhamento dos pais e outros. Considerando diagnósticos relacionados a escrita e ao nível cognitivo observa-se a falta de habilidades e de estimulação nas crianças. De acordo com uma narrativa autobiográfica, apoiada em uma revisão de literatura pertinente ao tema, este artigo ressalta as dificuldades no processo de alfabetização, vivenciado por uma professora que ao analisar a situação do alunado, parte da sua história de vida para tentar compreender o cenário, no período da pós pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY