DIFICULDADES PARA ENSINAR NA PÓS- PANDEMIA

Autores

  • Nívia da Silva Lopes EDUCALER UNIVERSITY
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12377

Palavras-chave:

Dificuldades. Ensinar. Pós pandemia. Alunos. Escola. Alfabetização.

Resumo

Este artigo tem a intenção de mostrar as dificuldades para ensinar no cotidiano escolar vivenciado no período pós pandemia, no contexto do Ensino Fundamental I do EMARM/[1], depois de dois anos de aulas remotas no município de Monte Santo/Ba.  Nota-se problemas para ensinar nos anos iniciais, os quais evidenciam níveis de aprendizagem defasados. A complexidade do tema explicita a diversidade de fatores, sujeitos e aspectos a serem considerados: aluno, professor, recursos, estratégia, currículo, dentre outros. Os entraves foram visíveis no cotidiano escolar com a volta do ensino presencial em 2022 nas salas superlotadas, na incoerência de dados na secretaria da escola, na falta de recurso pedagógico, na falta de materiais adequados, na falta de acompanhamento dos pais e outros. Considerando diagnósticos relacionados a escrita e ao nível cognitivo observa-se a falta de habilidades e de estimulação nas crianças. De acordo com uma narrativa autobiográfica, apoiada em uma revisão de literatura pertinente ao tema, este artigo ressalta as dificuldades no processo de alfabetização, vivenciado por uma professora que ao analisar a situação do alunado, parte da sua história de vida para tentar compreender o cenário, no período da pós pandemia.

 

Biografia do Autor

Nívia da Silva Lopes, EDUCALER UNIVERSITY

Professora da escola do EMARM/Monte Santo-BA psicopedagoga e mestranda da EDUCALER UNIVERSITY.

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Coporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER UNIVERSITY.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Lopes, N. da S., & Pinho, A. M. (2023). DIFICULDADES PARA ENSINAR NA PÓS- PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3407–3418. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12377