MATEMÁTICA LÚDICA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO COMO SUPERAÇÃO NA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Paula Rejany da Silva Fernandes Veni creator Christian University
  • Thayza Wanessa Silva Souza Felipe Veni creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18021

Palavras-chave:

Ludicidade. Matemática. Ensino e Formação Docente.

Resumo

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, sendo assim, percebe-se as muitas complexidades dos alunos em assimilar sua compreensão no que diz respeito à associação dos conteúdos à realidade vivenciada. Partindo deste contexto, vê-se a necessidade de aplicar estratégias diversas de ensino na prática cotidiana dos docentes. Desta forma, percebe-se a importância da prática do lúdico no processo de ensino contribuindo assim no desenvolvimento integral do educando destacando dessa forma, os aspectos distintos de cada aluno na aplicação das atividades lúdicas. O trabalho teve como objetivo analisar a formação docente e aplicabilidade da matemática no que tange o lúdico como ferramenta metodológica de ensino dos professores de matemática. A metodologia utilizada foi um estudo de natureza básica, de caráter bibliográfico de abordagem qualitativa, com foco em autores que abordem a temática em questão. A proposta das atividades com o lúdico tem como característica facilitar a compreensão da matemática utilizando esta ferramenta de ensino que é a ludicidade, tornando assim uma forma diferenciada e divertida de ensinar matemática em sala de aula. Percebe-se nitidamente que a ludicidade trabalhada na matemática é um facilitador de ensino.

Biografia do Autor

Paula Rejany da Silva Fernandes, Veni creator Christian University

Mestranda da Veni Creator Christian University. Professora do ensino fundamental II e médio. Licenciatura em Matemática.

Thayza Wanessa Silva Souza Felipe, Veni creator Christian University

Docente da Veni creator Christian University. Doutora em educação pela Universidade Federal da Amazonas.

Downloads

Publicado

2025-02-03

Como Citar

Fernandes, P. R. da S., & Felipe, T. W. S. S. (2025). MATEMÁTICA LÚDICA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO COMO SUPERAÇÃO NA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 87–102. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18021