MATEMÁTICA LÚDICA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO COMO SUPERAÇÃO NA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Paula Rejany da Silva Fernandes Veni creator Christian University
  • Thayza Wanessa Silva Souza Felipe Veni creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18021

Palavras-chave:

Ludicidade. Matemática. Ensino e Formação Docente.

Resumo

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, sendo assim, percebe-se as muitas complexidades dos alunos em assimilar sua compreensão no que diz respeito à associação dos conteúdos à realidade vivenciada. Partindo deste contexto, vê-se a necessidade de aplicar estratégias diversas de ensino na prática cotidiana dos docentes. Desta forma, percebe-se a importância da prática do lúdico no processo de ensino contribuindo assim no desenvolvimento integral do educando destacando dessa forma, os aspectos distintos de cada aluno na aplicação das atividades lúdicas. O trabalho teve como objetivo analisar a formação docente e aplicabilidade da matemática no que tange o lúdico como ferramenta metodológica de ensino dos professores de matemática. A metodologia utilizada foi um estudo de natureza básica, de caráter bibliográfico de abordagem qualitativa, com foco em autores que abordem a temática em questão. A proposta das atividades com o lúdico tem como característica facilitar a compreensão da matemática utilizando esta ferramenta de ensino que é a ludicidade, tornando assim uma forma diferenciada e divertida de ensinar matemática em sala de aula. Percebe-se nitidamente que a ludicidade trabalhada na matemática é um facilitador de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Rejany da Silva Fernandes, Veni creator Christian University

Mestranda da Veni Creator Christian University. Professora do ensino fundamental II e médio. Licenciatura em Matemática.

Thayza Wanessa Silva Souza Felipe, Veni creator Christian University

Docente da Veni creator Christian University. Doutora em educação pela Universidade Federal da Amazonas.

Downloads

Publicado

2025-02-03

Como Citar

Fernandes, P. R. da S., & Felipe, T. W. S. S. (2025). MATEMÁTICA LÚDICA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO COMO SUPERAÇÃO NA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 87–102. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18021