A SÉRIE “TÚNEL DO TEMPO” COMO RECURSO EDUCACIONAL NO ENSINO DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13545Palavras-chave:
Meios Audiovisuais. Educação contemporânea. Metodologias ativas. Contexto histórico.Resumo
Para uma aprendizagem eficaz no campo no processo de ensino de História, é essencial que tudo o que é ensinado esteja imbuído dos conceitos históricos. Nesse sentido, o uso da série “Túnel do tempo” funciona como uma ferramenta para colaborar no processo de ensino-aprendizagem da disciplina e oferece uma variedade de oportunidades para explorar e ensinar conceitos históricos de uma maneira envolvente. No entanto, a problemática central que surge ao considerar o uso da série “Túnel do tempo” no ensino de História é como equilibrar o potencial educacional da obra de ficção com a necessidade de promover uma compreensão crítica e contextualizada da disciplina. Dessa forma, com o desenvolvimento da pesquisa, busca-se avaliar e desenvolver estratégias didáticas que utilizem a série de ficção científica “Túnel do tempo” como ferramenta educacional para o ensino de História, visando promover o desenvolvimento do pensamento histórico e a formação da consciência histórica dos alunos. Uma pesquisa científica de natureza descritiva e qualitativa será realizada, utilizando entrevistas semiestruturadas como método de coleta de dados. Os resultados serão analisados utilizando a metodologia de análise de conteúdo. Dessarte, Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais dinâmicas e contextualizadas, enriquecendo a experiência de ensino-aprendizagem no campo de História.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY