REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPLORANDO POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Autores

  • Zelandia Maria dos Santos Souza Veni Creator Christian University
  • Luís Miguel de Barros Cardoso Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12954

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem. Tecnologias de IA. Competência digital. Habilidades do século XXI. Modelo de ensino.

Resumo

A inteligência artificial está remodelando cenários sociais, métodos educacionais e experiências humanas. São apresentadas diferentes aplicações no âmbito educacional, abrangendo desde plataformas de aprendizado personalizadas até sistemas automatizados de avaliação. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de discutir e identificar aspectos potenciais da inteligência artificial para a educação, além dos desafios da sua implementação no processo educacional. As recentes tendências da automação do processo pedagógico evidenciam a influência da inteligência artificial com o emprego de ativos, como a personalização da experiência de aprendizagem, acesso a recursos educacionais abundantes, feedback imediato com Chatbots, aprendizagem adaptativa, apoio à tomada de decisão, aprendizado interativo e o suporte à diversidade de habilidades. Neste contexto, considera-se que a integração entre inteligência artificial e educação articula práticas e potencialidades, para fornecer meios para o desenvolvimento de capacidade mental elástica e criativa a favor da sociedade, para a qual devem ser integradas novas literacias. Tem-se como desafio desenvolver sistemas de IA integrados com práticas educativas orientadas para o desenvolvimento humano, que ultrapasse a coleta e análise de dados e que inclua atores educacionais que reforcem as competências intelectuais. Portanto, garantir um processo de aprendizagem eficiente e contínuo é uma estratégia que deve ser empregada para o sucesso das atividades pedagógicas e desenvolvimento dos educandos.

Biografia do Autor

Zelandia Maria dos Santos Souza, Veni Creator Christian University

Mestranda pelo curso de mestrado em ciências da educação Veni Creator Christian University. Pós-graduação em Direito Público pela Instituição Faculdade Novo Horizonte – Pernambuco.

Luís Miguel de Barros Cardoso, Universidade de Coimbra

Doutor em Línguas e Literatura pela Universidade de Coimbra- Portugal.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Souza, Z. M. dos S., & Cardoso, L. M. de B. (2024). REVOLUCIONANDO A EDUCAÇÃO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: EXPLORANDO POTENCIALIDADES E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 912–924. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12954