A REALIDADE VIRTUAL: UMA METODOLOGIA ATIVA A SER EMPREGADA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Alexandrino José dos Santos Souza Veni Creator Christian University
  • Luís Miguel de Barros Cardoso Universidade de Coimbra- Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12952

Palavras-chave:

Gamificação. Processo de Ensino-Aprendizagem. Realidade Aumentada. Abordagens pedagógicas ativas.

Resumo

O processo de ensino é dinâmico e requer a contínua adoção de abordagens para engajar os estudantes na experiência de aprendizado. Nos últimos anos, temos testemunhado um crescimento significativo na incorporação de tecnologias, com isso, uma tendência que se manifesta na Educação é o notável avanço da realidade virtual no contexto escolar. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de fornecer uma estrutura conceitual da aplicação da Realidade Virtual como um ativo tecnológico para a Educação, além de revisar pesquisas recentes que exploram a aplicação de teorias de aprendizagem na educação baseada em RV. A realidade virtual, enquanto metodologia ativa de aprendizagem fomenta o desenvolvimento de atividades didáticas criativas e estimulantes. Portanto, a interação educação-RV permite aos educandos assumirem um papel central em seu aprendizado, onde suas experiências e saberes são valorizados pela prática docente, tornando-o protagonista do processo de ensino aprendizagem. Dentro deste aspecto pode-se, ainda, incluir a gamificação que torna o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e colaborativo, além de propor ao usuário meios para resolução de problemas. Considera-se, portanto, como crucial a avaliação crítica do estado atual da tecnologia da realidade virtual, incluindo as suas vantagens e desvantagens, a fim de obter uma compreensão abrangente das suas implicações na educação.

Biografia do Autor

Alexandrino José dos Santos Souza, Veni Creator Christian University

Mestrado em ciências da educação Veni Creator Christian University Pós-graduação em Direito Penal e Processo penal pela Instituição Faculdade Novo Horizonte - Pernambuco.

Luís Miguel de Barros Cardoso, Universidade de Coimbra- Portugal

Doutor em Línguas e Literatura pela Universidade de Coimbra- Portugal. 

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Souza, A. J. dos S., & Cardoso, L. M. de B. (2024). A REALIDADE VIRTUAL: UMA METODOLOGIA ATIVA A SER EMPREGADA NA EDUCAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 887–902. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12952