A REALIDADE VIRTUAL: UMA METODOLOGIA ATIVA A SER EMPREGADA NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12952Palavras-chave:
Gamificação. Processo de Ensino-Aprendizagem. Realidade Aumentada. Abordagens pedagógicas ativas.Resumo
O processo de ensino é dinâmico e requer a contínua adoção de abordagens para engajar os estudantes na experiência de aprendizado. Nos últimos anos, temos testemunhado um crescimento significativo na incorporação de tecnologias, com isso, uma tendência que se manifesta na Educação é o notável avanço da realidade virtual no contexto escolar. O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de fornecer uma estrutura conceitual da aplicação da Realidade Virtual como um ativo tecnológico para a Educação, além de revisar pesquisas recentes que exploram a aplicação de teorias de aprendizagem na educação baseada em RV. A realidade virtual, enquanto metodologia ativa de aprendizagem fomenta o desenvolvimento de atividades didáticas criativas e estimulantes. Portanto, a interação educação-RV permite aos educandos assumirem um papel central em seu aprendizado, onde suas experiências e saberes são valorizados pela prática docente, tornando-o protagonista do processo de ensino aprendizagem. Dentro deste aspecto pode-se, ainda, incluir a gamificação que torna o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e colaborativo, além de propor ao usuário meios para resolução de problemas. Considera-se, portanto, como crucial a avaliação crítica do estado atual da tecnologia da realidade virtual, incluindo as suas vantagens e desvantagens, a fim de obter uma compreensão abrangente das suas implicações na educação.
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