A SÉRIE “O TÚNEL DO TEMPO” COMO RECURSO EDUCACIONAL NO ENSINO DE HISTÓRIA
Palavras-chave:
Meios audiovisuais. Metodologias ativas. Consciência histórica.Resumo
Os desafios contemporâneos de engajamento discente e da necessidade de atualização das práticas pedagógicas. Em um cenário em que os estudantes estão cada vez mais conectados às linguagens audiovisuais, busca-se compreender de que modo a ficção científica pode ser mobilizada como instrumento para o desenvolvimento da consciência histórica e do pensamento crítico. O presente estudo teve como objetivo investigar o potencial pedagógico da série “O Túnel do Tempo” no ensino de História, analisando seus benefícios, desafios e possibilidades metodológicas. O estudo caracterizou-se como qualitativa, documental e de revisão bibliográfica. Foram selecionados e analisados 11 episódios da série, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em temas históricos relevantes. A análise temática foi empregada para avaliar aspectos como fidelidade histórica, representações culturais e potencial de engajamento. O estudo fundamentou-se também nos pressupostos das metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e a sala de aula invertida, promovendo o protagonismo discente. Os resultados indicaram que “O Túnel do Tempo” apresenta forte potencial como recurso interdisciplinar, especialmente ao favorecer o diálogo entre História, Cultura e Tecnologia. A série, potencialmente, permite a vivência de contextos históricos por meio de narrativas imersivas, contribuindo para a construção de uma compreensão mais crítica e contextualizada do passado. Observou-se que, com mediação pedagógica adequada, a série pode evitar distorções históricas e fomentar discussões relevantes sobre temporalidade, cidadania e diversidade de narrativas. Conclui-se, portanto, que o uso consciente e mediado de produtos audiovisuais como O Túnel do Tempo representa uma alternativa metodológica eficaz para revitalizar o ensino de História. A proposta dialoga com as diretrizes da BNCC e amplia o repertório didático dos professores, incentivando práticas que conectam o conhecimento escolar à cultura digital contemporânea. Assim, a série pode ser considerada uma ferramenta complementar relevante no processo de ensino-aprendizagem, desde que integrada a estratégias pedagógicas reflexivas e críticas.
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