A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIEDADE PARA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO SURDO

Autores

  • Daniela Tavares Fiorentin Veni Creator Christian University
  • Flávio Carreiro de Santana Veni Creator Christian University
  • Vivianne Sousa Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18094

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Aprendizagem. Educação de surdo.

Resumo

Este artigo busca investigar de que forma a interdisciplinaridade contribui para o ensino de alunos surdos em espaços escolares de ensino regular. Para responder a essa questão, o estudo tem como objetivo refletir sobre a importância da interdisciplinaridade na construção do aprendizado dos educandos surdos. O método de pesquisa adotado é um estudo teórico reflexivo, fundamentado em teorias sobre a interdisciplinaridade e suas implicações na educação de surdos. Os resultados indicam que a interdisciplinaridade potencializa o processo de ensino-aprendizagem ao permitir a elaboração de estratégias que promovem uma educação integral e contextualizada para o aluno surdo. Essa abordagem visa, entre outros objetivos, a gestão eficaz do processo educacional e o desenvolvimento de habilidades de abstração conceitual. Em suma, esta pesquisa teórica possibilita concluir que a interdisciplinaridade tem um impacto direto na formação do saber, tratando de temas fundamentais para o processo de ensino. Quando as estratégias pedagógicas são estruturadas de maneira interdisciplinar, trazem contribuições relevantes para a promoção de um ensino de qualidade, oferecendo uma educação mais unificada e eficiente, especialmente voltada para satisfazer as demandas dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Tavares Fiorentin, Veni Creator Christian University

Discente Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Flávio Carreiro de Santana, Veni Creator Christian University

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Vivianne Sousa, Veni Creator Christian University

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2025-02-12

Como Citar

Fiorentin, D. T., Santana, F. C. de, & Sousa, V. (2025). A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIEDADE PARA APRENDIZAGEM DO EDUCANDO SURDO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 923–934. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18094