VISITAS TÉCNICAS INTERDISCIPLINARES COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – IFAP, CAMPUS AGRÍCOLA PORTO GRANDE

Autores

  • Raí Brazão Oliveira Instituto Federal do Amapá
  • Ezequiel de Deus Instituto Federal do Aamapá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16204

Palavras-chave:

Omnilateralidade. Educação profissional e tecnológica. Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar a contribuição de visitas técnicas interdisciplinares na formação integral de alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFAP – Campus Agrícola Porto Grande. Metodologicamente, foi adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os métodos de investigação envolveram pesquisa bibliográfica, análise documental, análise de conteúdo e o resgate de registros das ações promovidas entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023 pela instituição. Durante o período avaliado, foram realizadas 10 visitas técnicas interdisciplinares. Os dados foram apresentados e discutidos sob à luz das bases conceituais que fundamentam o objeto da pesquisa. Foi constatado que a visita técnica é uma ferramenta de ensino que consegue agregar conceitos de interdisciplinaridade, formação integral, espaços não-formais e aprendizagem significativa. Portanto, trata-se recursos metodológicos indispensáveis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pois, contribuem na formação integral dos alunos, no âmbito da omnilateralidade, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFAP – Campus Agrícola Porto Grande. Ao final, sugeriu-se algumas medidas para tornar a realização de visitas técnicas um procedimento regulamentado com o fluxo padronizado para este campus do Instituto Federal do Amapá.

Biografia do Autor

Raí Brazão Oliveira, Instituto Federal do Amapá

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá.

Downloads

Publicado

2024-11-04

Como Citar

Oliveira, R. B., & de Deus, E. (2024). VISITAS TÉCNICAS INTERDISCIPLINARES COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – IFAP, CAMPUS AGRÍCOLA PORTO GRANDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 420–437. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16204