VISITAS TÉCNICAS INTERDISCIPLINARES COMO FERRAMENTA DE FORMAÇÃO INTEGRAL NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – IFAP, CAMPUS AGRÍCOLA PORTO GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.16204Palavras-chave:
Omnilateralidade. Educação profissional e tecnológica. Interdisciplinaridade.Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar a contribuição de visitas técnicas interdisciplinares na formação integral de alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFAP – Campus Agrícola Porto Grande. Metodologicamente, foi adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. Os métodos de investigação envolveram pesquisa bibliográfica, análise documental, análise de conteúdo e o resgate de registros das ações promovidas entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023 pela instituição. Durante o período avaliado, foram realizadas 10 visitas técnicas interdisciplinares. Os dados foram apresentados e discutidos sob à luz das bases conceituais que fundamentam o objeto da pesquisa. Foi constatado que a visita técnica é uma ferramenta de ensino que consegue agregar conceitos de interdisciplinaridade, formação integral, espaços não-formais e aprendizagem significativa. Portanto, trata-se recursos metodológicos indispensáveis na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pois, contribuem na formação integral dos alunos, no âmbito da omnilateralidade, dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFAP – Campus Agrícola Porto Grande. Ao final, sugeriu-se algumas medidas para tornar a realização de visitas técnicas um procedimento regulamentado com o fluxo padronizado para este campus do Instituto Federal do Amapá.
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