FALANDO SOBRE A LINGUAGEM LITERÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONCEPÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE ELAS

Autores

  • Cátia Lilian Horn UFSM
  • Jader Ricardo Dias Gonçalves UNIFIN
  • Luismar da Rosa Model UFSM
  • Raquel Favero Bassan UFSM
  • Sônia Beatriz Parreira Dutra UFSM
  •  Zelanor Ortiz Filho SOBRESP

Palavras-chave:

História. Linguagem Literária. Escola.

Resumo

O livro digital Falando sobre a Linguagem Literária no Ensino de História: Concepção Interdisciplinar entre Elas surge como uma proposta inovadora e necessária para refletir sobre as conexões entre duas áreas fundamentais do conhecimento humano: a Literatura e o Ensino de História. Ao unir essas disciplinas, a obra busca explorar como a linguagem literária pode ser uma ferramenta poderosa para enriquecer o ensino de História, promovendo uma abordagem interdisciplinar que estimula a criatividade, o pensamento crítico e a empatia nos estudantes.

A interdisciplinaridade, tema central deste livro, é abordada de forma prática e teórica, demonstrando como a Literatura e a História podem dialogar de maneira produtiva. A linguagem literária, com sua riqueza de detalhes, narrativas e simbolismos, oferece um caminho único para compreender contextos históricos, personagens e eventos, tornando o aprendizado mais dinâmico e significativo.

Organizado em três capítulos, o livro conduz o leitor por uma jornada que parte da compreensão da Literatura como expressão artística, passa pela evolução da disciplina de História e culmina na aplicação prática da linguagem literária no ensino histórico. Cada capítulo foi cuidadosamente elaborado para oferecer subsídios teóricos, exemplos práticos e reflexões que contribuem para uma visão mais integrada dessas áreas do conhecimento.

No Capítulo 1, Discorrendo sobre Literatura, o leitor é convidado a explorar o universo literário em sua essência. Este capítulo aborda a Literatura como manifestação cultural e artística, destacando suas funções estéticas, sociais e educativas. Ao compreender a natureza da linguagem literária, o leitor estará preparado para reconhecer seu potencial como recurso pedagógico, capaz de despertar emoções, reflexões e conexões com o mundo histórico.

O Capítulo 2, Breve Histórico da Disciplina de História, oferece um panorama detalhado sobre a evolução do ensino de História, desde suas origens até os desafios contemporâneos. Este capítulo contextualiza a disciplina, mostrando como ela se transformou ao longo do tempo e como pode ser ensinada de maneira mais engajadora e crítica. A reflexão sobre a trajetória da História como campo de estudo abre caminho para a discussão sobre a importância de métodos interdisciplinares, como o uso da Literatura, para tornar o ensino mais dinâmico e relevante.

Por fim, o Capítulo 3, A Linguagem Literária no Ensino de História, é o coração da obra. Aqui, a interdisciplinaridade é colocada em prática, demonstrando como textos literários podem ser utilizados para enriquecer o ensino de História. Por meio de análises e exemplos concretos, este capítulo mostra como romances, contos, poesias e outras formas literárias podem ajudar os estudantes a compreender contextos históricos complexos, desenvolver empatia com personagens de outras épocas e refletir criticamente sobre os acontecimentos do passado e suas repercussões no presente.

Este livro é, acima de tudo, um convite à reflexão e à ação. Destina-se a educadores, pesquisadores, estudantes e todos aqueles que acreditam no poder da educação para transformar vidas. Ao explorar a interdisciplinaridade entre Literatura e História, a obra busca inspirar novas práticas pedagógicas e contribuir para uma educação mais significativa, crítica e integrada.

Que esta leitura seja um estímulo para repensar o ensino e a aprendizagem, valorizando a riqueza da linguagem literária e sua capacidade de conectar passado, presente e futuro.

Boa leitura!

Os Autores,

Cátia Lilian Horn

Jader Ricardo Dias Gonçalves

Luismar da Rosa Model

Raquel Favero Bassan

Sônia Beatriz Parreira Dutra

Zelanor Ortiz Filho

Downloads

Biografia do Autor

Cátia Lilian Horn, UFSM

Graduada em Zootecnia pela UFSM.

Jader Ricardo Dias Gonçalves, UNIFIN

Graduado Bacharel em Ciências Contábeis pela UNIFIN.

Luismar da Rosa Model, UFSM

Graduado em Psicologia pela UFSM.

Raquel Favero Bassan, UFSM

Graduada em Licenciatura Desenho e Plástica pela UFSM.

Sônia Beatriz Parreira Dutra, UFSM

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela UFSM.

 Zelanor Ortiz Filho, SOBRESP

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela SOBRESP. 

Downloads

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Horn, C. L., Gonçalves, J. R. D., Model, L. da R., Bassan, R. F., Dutra, S. B. P., & OrtizFilho, Zelanor. (2025). FALANDO SOBRE A LINGUAGEM LITERÁRIA NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONCEPÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE ELAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 20–78. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/18354

Edição

Seção

E-books

Categorias