A TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR COM AS NOVAS MÍDIAS

Autores

  • Guilherme Gabler Cazeli FICS
  • Érika Ferreira de Jesus Marreiro Must University
  • Karla Bomfim Fontes Must University
  • Karla Fabíola de Oliveira Faria Must University
  • Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco Must University
  • Patrícia dos Santos Rosa Must University
  • Renilde Silveira de Souza Must University
  • Wilson Martins dos Anjos Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20649

Palavras-chave:

Mídias digitais. Linguagem audiovisual. Ensino online. Metodologias ativas. Educação digital.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o impacto das mídias digitais e da linguagem audiovisual no ensino online, explorando suas contribuições para a transformação curricular e a inovação pedagógica. O problema central abordado foi a resistência à adoção dessas tecnologias no ambiente educacional e as dificuldades enfrentadas pelos educadores para utilizá-las de forma eficaz. A pesquisa, de natureza bibliográfica, foi desenvolvida a partir da revisão de livros, artigos e teses sobre o uso das mídias digitais no ensino. O desenvolvimento do estudo abordou a evolução das mídias educacionais, destacando a importância da linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica, e analisou como as plataformas digitais têm transformado a forma de ensinar e aprender. Além disso, o estudo discutiu os desafios enfrentados pela educação, como a falta de capacitação docente e a desigualdade no acesso às tecnologias. As considerações finais apontaram que as mídias digitais e a linguagem audiovisual têm um grande potencial para melhorar a experiência de aprendizagem, mas sua implementação efetiva depende da superação de obstáculos relacionados à formação de educadores e ao acesso a tecnologias. A pesquisa contribui para a compreensão dos impactos dessas ferramentas na educação e sugere a necessidade de estudos adicionais para avaliar as soluções para esses desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Gabler Cazeli, FICS

Doutorando em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Érika Ferreira de Jesus Marreiro, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Karla Bomfim Fontes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Karla Fabíola de Oliveira Faria, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Patrícia dos Santos Rosa, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Renilde Silveira de Souza, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Wilson Martins dos Anjos, Universidade Estadual de Goiás

Especialista em Interdisciplinaridade e Diversidade na Educação Universidade: Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Cazeli, G. G., Marreiro, Érika F. de J., Fontes, K. B., Faria, K. F. de O., Pacheco, M. F. R. J., Rosa, P. dos S., … Anjos, W. M. dos. (2025). A TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR COM AS NOVAS MÍDIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5414–5421. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20649