MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO VIRTUAL

Autores

  • Amanda Maria Lamberti Nardi Must University
  • Anamaria Rodrigues Montes Must University
  • Idalina dos Passos Must University
  • Karla Bomfim Fontes Must University
  • Leticia da Conceição Oliveira Moraes Gava Must University
  • Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco Must University
  • Rozane Celeste da Silva Pereira Must University
  • Valéria Cristina Meirelles Motta Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20187

Palavras-chave:

Mediação pedagógica. Ensino a Distância. Tutor. Tecnologias educacionais. Formação docente.

Resumo

Este estudo investigou o papel da mediação pedagógica no Ensino a Distância (EAD), com foco no tutor como facilitador entre o conteúdo e os alunos. A questão central abordou como a mediação pedagógica impacta a aprendizagem dos estudantes, considerando o papel ativo do tutor nesse processo. O objetivo geral foi analisar a importância da atuação do tutor na mediação pedagógica, destacando suas responsabilidades e desafios. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, baseando-se em uma revisão da literatura existente sobre o tema. O desenvolvimento abordou a função do tutor, a importância da capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas no EAD. As considerações finais destacaram que a mediação pedagógica é essencial para o sucesso da aprendizagem no EAD, ressaltando a necessidade de formação contínua dos tutores e a importância da utilização de tecnologias educacionais para promover uma aprendizagem interativa e personalizada. Além disso, foram sugeridas novas áreas de pesquisa, como a análise empírica dos impactos da mediação pedagógica no desempenho dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Maria Lamberti Nardi, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Anamaria Rodrigues Montes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Idalina dos Passos, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Karla Bomfim Fontes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Leticia da Conceição Oliveira Moraes Gava, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Miriam Fleury Ramos Jubé Pacheco, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Rozane Celeste da Silva Pereira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Valéria Cristina Meirelles Motta, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Nardi, A. M. L., Montes, A. R., Passos, I. dos, Fontes, K. B., Gava, L. da C. O. M., Pacheco, M. F. R. J., … Motta, V. C. M. (2025). MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO VIRTUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5433–5440. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20187