EAD: A CONVERGÊNCIA DE SABERES ENTRE ESTUDANTE, TUTOR E DOCENTE

Autores

  • Germando Antonio Alves da Costa MUST
  • Alam Leles de Paula MUST
  • Cézar Silva de Vasconcelos MUST
  • Edislane de Fátima Alves dos Santos MUST
  • Flávio Henrique de Souza Nunes MUST
  • Geovane Gomes Tavares MUST
  • Gilson Martinez Eleuterio MUST

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18733

Palavras-chave:

Educação a Distância. Convergência de Saberes. Interatividade. Metodologias Ativas. Colaboração.

Resumo

A pesquisa investigou como a convergência de saberes entre estudantes, tutores e docentes na Educação a Distância (EAD) pode ser promovida, com foco na interatividade e construção coletiva do conhecimento em ambientes virtuais. O objetivo geral foi analisar as possibilidades dessa convergência e identificar os fatores que contribuem para o sucesso da EAD. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, tendo sido realizada por meio da análise de artigos, livros e publicações científicas relacionadas ao tema. O desenvolvimento do estudo destacou a importância da interação constante entre os três agentes educacionais, sendo fundamental a participação ativa do estudante, a mediação do tutor e o suporte do docente. Além disso, a pesquisa ressaltou a relevância das metodologias ativas e das ferramentas tecnológicas para a promoção de um aprendizado significativo e colaborativo. As considerações finais apontaram que a EAD oferece grandes possibilidades para a democratização do ensino, mas também enfrenta desafios que precisam ser superados, como a formação dos educadores e a resistência ao uso de tecnologias. A pesquisa contribuiu para a compreensão do papel da convergência de saberes no processo educacional, sugerindo a continuidade de estudos que aprofundem esses aspectos em diferentes contextos.

Downloads

Biografia do Autor

Germando Antonio Alves da Costa, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Alam Leles de Paula, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Cézar Silva de Vasconcelos, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Edislane de Fátima Alves dos Santos, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Flávio Henrique de Souza Nunes, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Geovane Gomes Tavares, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Gilson Martinez Eleuterio, MUST

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-04-08

Como Citar

Costa, G. A. A. da, Paula, A. L. de, Vasconcelos, C. S. de, Santos, E. de F. A. dos, Nunes, F. H. de S., Tavares, G. G., & Eleuterio, G. M. (2025). EAD: A CONVERGÊNCIA DE SABERES ENTRE ESTUDANTE, TUTOR E DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(4), 878–884. https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18733