EAD: A CONVERGÊNCIA DE SABERES ENTRE ESTUDANTE, TUTOR E DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i4.18733Palavras-chave:
Educação a Distância. Convergência de Saberes. Interatividade. Metodologias Ativas. Colaboração.Resumo
A pesquisa investigou como a convergência de saberes entre estudantes, tutores e docentes na Educação a Distância (EAD) pode ser promovida, com foco na interatividade e construção coletiva do conhecimento em ambientes virtuais. O objetivo geral foi analisar as possibilidades dessa convergência e identificar os fatores que contribuem para o sucesso da EAD. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, tendo sido realizada por meio da análise de artigos, livros e publicações científicas relacionadas ao tema. O desenvolvimento do estudo destacou a importância da interação constante entre os três agentes educacionais, sendo fundamental a participação ativa do estudante, a mediação do tutor e o suporte do docente. Além disso, a pesquisa ressaltou a relevância das metodologias ativas e das ferramentas tecnológicas para a promoção de um aprendizado significativo e colaborativo. As considerações finais apontaram que a EAD oferece grandes possibilidades para a democratização do ensino, mas também enfrenta desafios que precisam ser superados, como a formação dos educadores e a resistência ao uso de tecnologias. A pesquisa contribuiu para a compreensão do papel da convergência de saberes no processo educacional, sugerindo a continuidade de estudos que aprofundem esses aspectos em diferentes contextos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY