O FACILITADOR DE METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE GESTORES DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Autores

  • Raimundo Sidnei dos Santos Campos UEA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17785

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Processos educativos na saúde. Metodologias ativas.

Resumo

Este trabalho trata da facilitação pedagógica em metodologias ativas e participativas do processo ensino-aprendizagem. O objetivo é relatar uma experiência pedagógica vivenciada como facilitador no curso de especialização em Gestão da Vigilância Sanitária. Busca- se refletir sobre os saberes pedagógicos necessários para mediação do processo ensino-aprendizagem nas atividades educacionais desenvolvidas presencialmente, nas comunidades de aprendizagem e na educação à distância. O estudo é do tipo relato de experiência. Os resultados apontaram que o processo pedagógico, concebido como uma espiral construtivista possibilita a demonstração da importância das diferentes etapas educacionais como movimentos articulados e que se retroalimentam. A prática pedagógica, feita de maneira compartilhada e dialógica, partindo do processamento de situações – problemas, elaboração de narrativas e construção de portfólios indicou uma experiência educacional potente na proposição de ações educativas e formativas. Nesta perspectiva, é fundamental que a articulação entre teoria e prática, priorize o enfoque interdisciplinar e multiprofissional. As metodologias ativas que possibilitam a reflexão crítica, a problematização da realidade, o diálogo de saberes e a valorização das experiências tendem a potencializar uma aprendizagem significativa e fecunda.

Biografia do Autor

Raimundo Sidnei dos Santos Campos, UEA

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pedagogo da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. (UFAM).  Pedagogo pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

Campos, R. S. dos S. (2025). O FACILITADOR DE METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE GESTORES DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 195–216. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17785