O FACILITADOR DE METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE GESTORES DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.17785Palavras-chave:
Prática pedagógica. Processos educativos na saúde. Metodologias ativas.Resumo
Este trabalho trata da facilitação pedagógica em metodologias ativas e participativas do processo ensino-aprendizagem. O objetivo é relatar uma experiência pedagógica vivenciada como facilitador no curso de especialização em Gestão da Vigilância Sanitária. Busca- se refletir sobre os saberes pedagógicos necessários para mediação do processo ensino-aprendizagem nas atividades educacionais desenvolvidas presencialmente, nas comunidades de aprendizagem e na educação à distância. O estudo é do tipo relato de experiência. Os resultados apontaram que o processo pedagógico, concebido como uma espiral construtivista possibilita a demonstração da importância das diferentes etapas educacionais como movimentos articulados e que se retroalimentam. A prática pedagógica, feita de maneira compartilhada e dialógica, partindo do processamento de situações – problemas, elaboração de narrativas e construção de portfólios indicou uma experiência educacional potente na proposição de ações educativas e formativas. Nesta perspectiva, é fundamental que a articulação entre teoria e prática, priorize o enfoque interdisciplinar e multiprofissional. As metodologias ativas que possibilitam a reflexão crítica, a problematização da realidade, o diálogo de saberes e a valorização das experiências tendem a potencializar uma aprendizagem significativa e fecunda.
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