TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS NA SALA DE AULA 5.0
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20184Palavras-chave:
Educação 5.0. Tecnologias exponenciais. Inteligência Artificial. Realidade Aumentada. Internet das Coisas.Resumo
O estudo tratou da análise dos impactos da implementação da Educação 5.0 nas práticas pedagógicas, focando nas tecnologias exponenciais como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA) e Internet das Coisas (IoT). O problema de pesquisa abordado foi: quais os impactos da implementação dessas tecnologias nas práticas pedagógicas dos educadores? O objetivo geral foi analisar os efeitos da integração da IA, RA e IoT no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase nas transformações no papel dos educadores e nas possibilidades de personalização e interatividade no ensino. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com revisão e análise de literatura relevante sobre o tema. O desenvolvimento evidenciou que as tecnologias exponenciais têm o potencial de transformar a prática pedagógica, proporcionando personalização no ensino, ambientes de aprendizagem interativos e uma gestão escolar eficiente. No entanto, os achados indicaram também desafios relacionados à infraestrutura escolar e à formação docente. As considerações finais destacaram que, apesar das oportunidades apresentadas pela Educação 5.0, a implementação efetiva das tecnologias exige investimentos em formação continuada e adaptação dos sistemas educacionais. A pesquisa contribui para a compreensão dos impactos dessas tecnologias na educação, sugerindo a continuidade dos estudos para aprofundar os achados e explorar novas perspectivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY