TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS NA SALA DE AULA 5.0

Autores

  • Amanda Maria Lamberti Nardi Must University
  • Edileuza Luiza Gonçalves Lima Must University
  • Elis Gomes Must University
  • Maria Efigenia Lemos Peterli MUST
  • Michelli Florindo Vieira Must University
  • Renata Torres Carvalho Ivy Enber Christian University
  • Rozane Celeste da Silva Pereira Must University
  • Taís Maria dos Santos Mathias Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20184

Palavras-chave:

Educação 5.0. Tecnologias exponenciais. Inteligência Artificial. Realidade Aumentada. Internet das Coisas.

Resumo

O estudo tratou da análise dos impactos da implementação da Educação 5.0 nas práticas pedagógicas, focando nas tecnologias exponenciais como Inteligência Artificial (IA), Realidade Aumentada (RA) e Internet das Coisas (IoT). O problema de pesquisa abordado foi: quais os impactos da implementação dessas tecnologias nas práticas pedagógicas dos educadores? O objetivo geral foi analisar os efeitos da integração da IA, RA e IoT no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase nas transformações no papel dos educadores e nas possibilidades de personalização e interatividade no ensino. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com revisão e análise de literatura relevante sobre o tema. O desenvolvimento evidenciou que as tecnologias exponenciais têm o potencial de transformar a prática pedagógica, proporcionando personalização no ensino, ambientes de aprendizagem interativos e uma gestão escolar eficiente. No entanto, os achados indicaram também desafios relacionados à infraestrutura escolar e à formação docente. As considerações finais destacaram que, apesar das oportunidades apresentadas pela Educação 5.0, a implementação efetiva das tecnologias exige investimentos em formação continuada e adaptação dos sistemas educacionais. A pesquisa contribui para a compreensão dos impactos dessas tecnologias na educação, sugerindo a continuidade dos estudos para aprofundar os achados e explorar novas perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Maria Lamberti Nardi, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Edileuza Luiza Gonçalves Lima, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Elis Gomes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Maria Efigenia Lemos Peterli, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Michelli Florindo Vieira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Renata Torres Carvalho, Ivy Enber Christian University

Mestranda em Ciências da Educação Ivy Enber Christian University.

Rozane Celeste da Silva Pereira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Taís Maria dos Santos Mathias, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-06-26

Como Citar

Nardi, A. M. L., Lima, E. L. G., Gomes, E., Peterli, M. E. L., Vieira, M. F., Carvalho, R. T., … Mathias, T. M. dos S. (2025). TECNOLOGIAS EXPONENCIAIS NA SALA DE AULA 5.0. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5315–5323. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20184