EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALUNO E DOCENTE EM PERSPECTIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15445Palavras-chave:
Aluno. Docente. Educação a Distância. EAD.Resumo
A Educação a Distância (EaD) tem passado por uma evolução significativa desde os primeiros métodos de estudos por correspondência até a era atual, marcada pela integração de tecnologias avançadas como inteligência artificial (IA) e realidade aumentada. A transformação da EaD é impulsionada pelos avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que ampliaram a flexibilidade, acessibilidade e interatividade do processo educativo. Este estudo tem como objetivo traçar sua evolução histórica, explorar o papel ativo do aluno na sua trajetória acadêmica e discutir a importância das competências dos docentes no contexto da EaD. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, que oferece uma análise aprofundada baseada em textos acadêmicos e obras especializadas. A análise revela que a contínua evolução das ferramentas educacionais e das metodologias de ensino exigem uma abordagem dinâmica e constantemente atualizada. Portanto, espera-se motivar futuras investigações e pesquisas na área, evidenciando a relevância do tema para o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras e eficazes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY