AUTONOMIA ESTUDANTIL

Autores

  • Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira Universidade Fernando Pessoa
  • Ana Paula Ferreira Must University
  • Heverton Schimidt Souza Must University
  • Iranilda de Argôlo Gomes Universidade Americana
  • Marcio Kusunoki Must University
  • Meling Correia Pesca Carlette Must University
  • Sergio Luiz Soares Mendonça Must University
  • Socorro de Jesus Martins da Silva Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20232

Palavras-chave:

Educação a Distância. Autonomia Estudantil. Metodologias Ativas. Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação Docente.

Resumo

O presente estudo abordou a interação entre o estudante, o docente (ou tutor) e o curso de EAD, com foco na influência dessa dinâmica no desenvolvimento da autonomia estudantil. O problema central investigado foi como a interação entre esses elementos pode afetar a aprendizagem dos alunos na educação a distância, considerando as potenciais dificuldades e vantagens desse modelo. O objetivo geral foi analisar os desafios e as potencialidades da EAD no que diz respeito à autonomia estudantil, a partir da interação entre os envolvidos e a estruturação dos cursos. A pesquisa foi de natureza bibliográfica, fundamentada em uma análise de produções acadêmicas que discutem as metodologias ativas, a formação docente e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na EAD. O desenvolvimento do trabalho destacou que a autonomia estudantil depende da capacidade do aluno de gerenciar seu aprendizado, sendo influenciada pelo papel do docente e pela estruturação do curso. As considerações finais apontaram que, embora a EAD ofereça oportunidades significativas de aprendizagem autônoma, existem desafios, como a falta de habilidades digitais e a gestão do tempo, que precisam ser superados para que a EAD seja eficaz. O estudo contribui para uma compreensão aprofundada da dinâmica da EAD e sugere que pesquisas são necessárias para explorar práticas pedagógicas e recursos tecnológicos aplicados a essa modalidade.

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira, Universidade Fernando Pessoa

Doutoranda Estudos Políticos e Humanitários. Instituição: Universidade Fernando Pessoa  (UFP).

Ana Paula Ferreira, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Heverton Schimidt Souza, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Iranilda de Argôlo Gomes, Universidade Americana

Mestra em Ciências da Educação. Instituição: Universidade Americana.

Marcio Kusunoki, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Meling Correia Pesca Carlette, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Sergio Luiz Soares Mendonça, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

Socorro de Jesus Martins da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação. Instituição: Must University (MUST).

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Teixeira, M. L. L. D., Ferreira, A. P., Souza, H. S., Gomes, I. de A., Kusunoki, M., Carlette, M. C. P., … Silva, S. de J. M. da. (2025). AUTONOMIA ESTUDANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 5624–5634. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20232