O CÉREBRO EM REDE: SINERGIAS ENTRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DIGITAL

Autores

  • Elis Gomes Must University
  • Ayanna Rosely de Oliveira Vidal FICS
  • Cláudia Rodrigues de Urzêda Must University
  • Leidiane Fátima Nóbrega de Araújo MUSTMUST
  • Lilian Soraia Maurílio da Silva Must University
  • Lilian Soraia Maurílio da Silva Must University
  • Marinete dos Santos Pereira Uneatlántico
  • Maysa Fadini Favoretti MUST
  • Silvia Tavares da Paixão Universidade Braz Cubas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20264

Palavras-chave:

Neurociência. Aprendizagem colaborativa. Tecnologias digitais. Ensino-aprendizagem. Formação docente.

Resumo

Este estudo investigou como a integração entre neurociência, aprendizagem colaborativa e tecnologias digitais poderia otimizar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa buscou responder à seguinte pergunta: como essa integração pode contribuir para o aprimoramento da aprendizagem dos alunos? O objetivo geral foi analisar as sinergias entre esses três elementos e entender como sua combinação pode potencializar o aprendizado. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, com análise de trabalhos de autores renomados nas áreas de neurociência, educação e tecnologias digitais. No desenvolvimento, foi discutido como a neurociência pode explicar os efeitos das tecnologias no cérebro, a importância da aprendizagem colaborativa para o desenvolvimento cognitivo e como as tecnologias digitais ampliam as possibilidades de interação e personalização do ensino. As considerações finais indicaram que a combinação desses elementos oferece benefícios significativos, como a ativação de diferentes áreas cerebrais e a promoção de um aprendizado dinâmico e eficaz. No entanto, ressaltou-se a necessidade de uma implementação cuidadosa e da formação contínua de professores para garantir o sucesso dessas abordagens. A pesquisa sugeriu que estudos futuros devem investigar o impacto a longo prazo dessas práticas e a eficácia de diferentes ferramentas digitais em contextos diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Gomes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Ayanna Rosely de Oliveira Vidal, FICS

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Cláudia Rodrigues de Urzêda, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Leidiane Fátima Nóbrega de Araújo, MUSTMUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Lilian Soraia Maurílio da Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Lilian Soraia Maurílio da Silva, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Marinete dos Santos Pereira, Uneatlántico

Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (Uneatlántico).

Maysa Fadini Favoretti, MUST

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Silvia Tavares da Paixão, Universidade Braz Cubas

Licenciada Plena em Letras pela Universidade Braz Cubas.

Downloads

Publicado

2025-07-04

Como Citar

Gomes, E., Vidal, A. R. de O., Urzêda, C. R. de, Araújo, L. F. N. de, Silva, L. S. M. da, Silva, L. S. M. da, … Paixão, S. T. da. (2025). O CÉREBRO EM REDE: SINERGIAS ENTRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DIGITAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(7), 349–356. https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20264