O CÉREBRO EM REDE: SINERGIAS ENTRE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.20264Palavras-chave:
Neurociência. Aprendizagem colaborativa. Tecnologias digitais. Ensino-aprendizagem. Formação docente.Resumo
Este estudo investigou como a integração entre neurociência, aprendizagem colaborativa e tecnologias digitais poderia otimizar o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa buscou responder à seguinte pergunta: como essa integração pode contribuir para o aprimoramento da aprendizagem dos alunos? O objetivo geral foi analisar as sinergias entre esses três elementos e entender como sua combinação pode potencializar o aprendizado. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica, com análise de trabalhos de autores renomados nas áreas de neurociência, educação e tecnologias digitais. No desenvolvimento, foi discutido como a neurociência pode explicar os efeitos das tecnologias no cérebro, a importância da aprendizagem colaborativa para o desenvolvimento cognitivo e como as tecnologias digitais ampliam as possibilidades de interação e personalização do ensino. As considerações finais indicaram que a combinação desses elementos oferece benefícios significativos, como a ativação de diferentes áreas cerebrais e a promoção de um aprendizado dinâmico e eficaz. No entanto, ressaltou-se a necessidade de uma implementação cuidadosa e da formação contínua de professores para garantir o sucesso dessas abordagens. A pesquisa sugeriu que estudos futuros devem investigar o impacto a longo prazo dessas práticas e a eficácia de diferentes ferramentas digitais em contextos diversos.
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