PRÁTICAS DE DESIGN INSTRUCIONAL NA FORMAÇÃO DE TUTORES DE EAD: VANTAGENS E LIMITAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i7.19568Palavras-chave:
Design Instrucional. Educação a Distância. Formação de Tutores. Mediação Pedagógica. Tecnologias Educacionais.Resumo
Este artigo analisa as práticas de design instrucional na formação de tutores de Educação a Distância, examinando suas vantagens e limitações nesse processo formativo. Por meio de pesquisa bibliográfica em produções acadêmicas nacionais, o estudo investiga as práticas de design instrucional nesse contexto específico da educação. A análise evidencia três dimensões estruturantes: o planejamento sistemático da formação, que promove articulações entre teoria e prática; as estratégias metodológicas que desenvolvem competências para tutoria em Educação a Distância; e as reconfigurações do trabalho pedagógico mediante integração de tecnologias educacionais. As contribuições de design instrucional ficam evidentes na sistematização dos processos formativos que estabelecem parâmetros de qualidade, na padronização das práticas pedagógicas que proporcionam experiências contextualizadas de mediação e na integração teoria-prática que promove desenvolvimento profissional gradual. Quanto às limitações, são ressaltadas as restrições estruturais no acesso a recursos tecnológicos e interfaces de acompanhamento, além dos índices elevados de evasão, especialmente em cursos não corporativos. Como direcionamento para estudos futuros, é importante analisar os fatores que influenciam a permanência dos tutores em formação e as ações de design instrucional que podem intensificar seu engajamento ao longo do processo. Pesquisas que explorem a relação entre diferentes abordagens formativas e os índices de conclusão, bem como estudos que acompanhem a atuação profissional dos tutores após sua formação, poderiam oferecer diretrizes aplicáveis para o aprimoramento das práticas nesse campo.
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