EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EDUCANDOS SURDOS: DESAFIOS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Autores

  • Daniela Tavares Fiorentin Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University
  • Vivianne Sousa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18859

Palavras-chave:

Educação Tecnológica. Educando Surdos. Ensino Remoto.

Resumo

Objetivo: Analisar os desafios e dificuldades de professor e aluno na educação para surdos no uso da educação tecnológica durante a pandemia da COVID-19. Método: estudo qualitativo de caráter exploratório. A coleta de dados se deu através de questionário semiestruturado, enviado por e-mail a duas professoras de educação especial e uma aluna surda de uma associação de surdos no Extremo Oeste de Santa Catarina, que seguiram um roteiro previamente elaborado. A análise dos discursos foi conduzida segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultado e discussões: os achados evidenciam barreiras tecnológicas, dificuldades na adaptação pedagógica e limitações no acesso a recursos de acessibilidade, como intérpretes de LIBRAS e legendas. Os professores apontaram desafios metodológicos inclusivos e na utilização de plataformas digitais. Aluna surda destacou a necessidade de materiais acessíveis e interação social para um aprendizado eficaz. Estratégias como videochamadas, materiais impressos e tecnologias assistivas podem minimizar os impactos da exclusão digital. Conclusão: o ensino remoto evidenciou desigualdades educacionais e a necessidade de maior planejamento e capacitação para inclusão digital de alunos surdos. O aprimoramento das tecnologias educacionais, a oferta de suporte adequado e a formação continuada dos docentes são essenciais para um ensino equitativo e acessível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Tavares Fiorentin, Veni Creator Christian University

Discente do curso do mestrado em ciências da educação pela Veni Creator Chistian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Docente do Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Vivianne Sousa

Docente do Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Fiorentin, D. T., Santos, M. P. M. dos, & Sousa, V. (2025). EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EDUCANDOS SURDOS: DESAFIOS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 1738–1752. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18859