EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EDUCANDOS SURDOS: DESAFIOS E REFLEXÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18859Palavras-chave:
Educação Tecnológica. Educando Surdos. Ensino Remoto.Resumo
Objetivo: Analisar os desafios e dificuldades de professor e aluno na educação para surdos no uso da educação tecnológica durante a pandemia da COVID-19. Método: estudo qualitativo de caráter exploratório. A coleta de dados se deu através de questionário semiestruturado, enviado por e-mail a duas professoras de educação especial e uma aluna surda de uma associação de surdos no Extremo Oeste de Santa Catarina, que seguiram um roteiro previamente elaborado. A análise dos discursos foi conduzida segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultado e discussões: os achados evidenciam barreiras tecnológicas, dificuldades na adaptação pedagógica e limitações no acesso a recursos de acessibilidade, como intérpretes de LIBRAS e legendas. Os professores apontaram desafios metodológicos inclusivos e na utilização de plataformas digitais. Aluna surda destacou a necessidade de materiais acessíveis e interação social para um aprendizado eficaz. Estratégias como videochamadas, materiais impressos e tecnologias assistivas podem minimizar os impactos da exclusão digital. Conclusão: o ensino remoto evidenciou desigualdades educacionais e a necessidade de maior planejamento e capacitação para inclusão digital de alunos surdos. O aprimoramento das tecnologias educacionais, a oferta de suporte adequado e a formação continuada dos docentes são essenciais para um ensino equitativo e acessível.
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