DESAFIOS QUE OS PROFESSORES DA APAE DE PENHA ENFRENTARAM NA INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18217Palavras-chave:
Tecnologia educacionais. Educação especial. Aprendizagem.Resumo
Nos últimos anos, a acelerada evolução tecnológica e a transformação digital redefiniram o cenário educacional, impulsionando reflexões sobre sua aplicabilidade na Educação Especial. Neste contexto, o presente artigo surge como resposta a inquietações teóricas e práticas, propondo uma análise aprofundada sobre a inter-relação entre funcionalidade humana, apoios especializados e intervenções pedagógicas. Com enfoque na aplicabilidade tecnológica, o estudo destaca a relevância das ferramentas digitais como instrumentos acessíveis e inclusivos para o processo de ensino-aprendizagem, especialmente voltado a educandos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. O objetivo principal é analisar o papel das tecnologias no processo de ensino, considerando uma perspectiva evolutiva que destaca sua importância na construção de práticas educacionais contemporâneas. Para alcançar esse propósito, foram convidados dois docentes de áreas distintas da APAE de Penha, cujas contribuições possibilitaram uma análise aprofundada dos principais desafios e obstáculos associados ao uso de tecnologias no ensino remoto e à sua integração no cotidiano educacional. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário estruturado pelos autores, cujos dados e/ou informações obtidas foram sistematizados, organizados e analisados por meio de uma abordagem quantitativa e qualitativa, distribuídos em temáticas específicas. Os resultados revelaram que os docentes implementaram diversas estratégias no contexto do ensino remoto, incluindo o planejamento colaborativo, a adoção de procedimentos diferenciados para a aplicabilidade de um planejamento específico, a previsão de alterações nas metodologias de ensino e a utilização de materiais didáticos e instrumentos avaliativos adaptados. As tecnologias digitais e os ambientes virtuais foram analisados sob perspectivas positivas e desafiadoras no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que o atendimento às necessidades educacionais dos estudantes da APAE de Penha/SC no ensino remoto demandou uma reestruturação e reformulação dos planejamentos pedagógicos, com a implementação de ações diversificadas ajustadas às particularidades de cada instituição.
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