A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA ESCOLA PÚBLICA DE SERRA DO MEL

Autores

  • Paula Rejany da Silva Fernandes Veni Creator Christian University
  • Ranielly Pereira de Moura Instituição Word University
  • Francisco Josenildo Pereira de Lima Instituição World University
  • Elilde da Silva Tavares Araújo Faculdade Integrada de Patos
  • Raildo Francisco de Moura Santana World University Ecumênica

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18141

Palavras-chave:

Educação. Inclusão. Desafios. Aprendizagem. AEE.

Resumo

As escolas públicas do município de Serra do Mel, sendo um ambiente educativo voltado para o trabalho com a diversidade e diferentes culturas na perspectiva da educação inclusiva, requer um olhar aguçado onde seja perceptível as condições que garantam o acesso e a participação autônoma de todos os alunos especiais e as suas dependências e atividades de formação significativa através do acompanhamento e suporte em uma sala de atendimento educacional especializada ou salas multifuncionais de apoio. E assegurar essas condições atualmente é um dos maiores desafios dos professores e demais profissionais que atuam nas instituições públicas do município de serra do mel no Rio Grande do Norte. Muitos pesquisadores têm contribuído com seus conhecimentos específicos para que os espaços escolares públicos acolham as diferenças, sem restrições e limitações, discriminações, exclusão. Partindo disso, o presente estudo tem como objetivo geral: avaliar o impacto do atendimento educacional especializado no ensino e aprendizagem desse publico. Como objetivos específicos pretende-se: identificar barreiras e desafios enfrentados por alunos especiais e como o AEE pode ajudá-los neste processo. Explorar estratégias pedagógica utilizados pelos professores. Promover a sensibilização sobre as causas inclusivas nas escolas para discutir políticas públicas, buscando ao mesmo tempo analisar os progressos escolares, sociais e emocionais dos alunos com diferentes tipos de deficiências em ambientes escolares, para compreender as dificuldades e barreiras que as escolas encontram ao tentar incluir alunos com nesta rotina complementar de conhecimento. Para constatar as informações deste trabalho, nos referendamos em materiais bibliográficos como: AMARAL, AMBROSIN, MANTOAN, FREIRE, LAKATOS, GOFREDO E OUTROS. Desta forma, este estudo vem complementar a idéia de que o processo de organizar, refletir, comparar e argumentar através de diferentes teóricos educacionais poderá contribuir positivamente para a solução ou comprovação dos resultados da pesquisa, vale salientar que interpretar é realizar a leitura de modo que o pesquisador entenda ou compreenda o que está contido no texto e de que maneira isso pode ser relevante para a sociedade atual.

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Biografia do Autor

Paula Rejany da Silva Fernandes, Veni Creator Christian University

Mestranda em ciências da Educação pelo Instituto Veni  Brasil limitada.

Ranielly Pereira de Moura, Instituição Word University

Mestre em Ciência da Educação pela Instituição Word University Ecumênica.

Francisco Josenildo Pereira de Lima, Instituição World University

Mestre em Ciências da Educação pela Instituição World University Ecumênica.

Elilde da Silva Tavares Araújo, Faculdade Integrada de Patos

Especialista em Metodologia do Ensino em Educação Básica pela faculdade Integrada de Patos. 

Raildo Francisco de Moura Santana, World University Ecumênica

Doutor em ciências da educação pela World University Ecumênica. 

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Publicado

2025-02-13

Como Citar

Fernandes, P. R. da S., Moura, R. P. de, Lima, F. J. P. de, Araújo, E. da S. T., & Santana, R. F. de M. (2025). A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA ESCOLA PÚBLICA DE SERRA DO MEL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 1094–1105. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18141