OS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Silvane dos Santos Ferreira da Silva UNEMAT
  • Hildo Marcio Pereira UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20545

Palavras-chave:

Saberes docentes. Matemática. Educação Básica.

Resumo

Este artigo discute os saberes mobilizados por professores que atuam no ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica, destacando a importância de uma formação sólida, contínua e integrada à realidade escolar. Partindo da compreensão de que o ensino matemático ultrapassa a mera transmissão de conteúdos, analisa-se a necessidade de práticas pedagógicas que valorizem o raciocínio lógico, a ludicidade e a contextualização. A pesquisa evidencia que o docente precisa dominar não apenas os conteúdos específicos da disciplina, mas também articular estratégias que considerem as dimensões cognitivas, emocionais e sociais dos estudantes. A valorização dos jogos, da gamificação e de materiais manipuláveis aparece como uma alternativa eficaz para superar as dificuldades de aprendizagem e promover uma experiência significativa e prazerosa com a Matemática. O texto reforça, ainda, que é no entrelaçamento entre teoria e prática, saberes acadêmicos e experiências do cotidiano, que se constrói uma atuação docente transformadora e centrada no protagonismo do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvane dos Santos Ferreira da Silva, UNEMAT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – UNEMAT. 

Hildo Marcio Pereira, UFMT

Especialista em Educação de Jovens e Adultos – UFMT. 

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

Silva, S. dos S. F. da, & Pereira, H. M. (2025). OS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 513–531. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20545