OS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20545Palavras-chave:
Saberes docentes. Matemática. Educação Básica.Resumo
Este artigo discute os saberes mobilizados por professores que atuam no ensino de Matemática nos anos iniciais da Educação Básica, destacando a importância de uma formação sólida, contínua e integrada à realidade escolar. Partindo da compreensão de que o ensino matemático ultrapassa a mera transmissão de conteúdos, analisa-se a necessidade de práticas pedagógicas que valorizem o raciocínio lógico, a ludicidade e a contextualização. A pesquisa evidencia que o docente precisa dominar não apenas os conteúdos específicos da disciplina, mas também articular estratégias que considerem as dimensões cognitivas, emocionais e sociais dos estudantes. A valorização dos jogos, da gamificação e de materiais manipuláveis aparece como uma alternativa eficaz para superar as dificuldades de aprendizagem e promover uma experiência significativa e prazerosa com a Matemática. O texto reforça, ainda, que é no entrelaçamento entre teoria e prática, saberes acadêmicos e experiências do cotidiano, que se constrói uma atuação docente transformadora e centrada no protagonismo do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY