ENSINO DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ABORDAGEM PROCEDIMENTAL

Autores

  • Silvane dos Santos Ferreira da Silva UNEMA
  • Hildo Marcio Pereira UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20546

Palavras-chave:

Ensino/Aprendizagem. Conteúdos Procedimentais. Tecnologia Digital e Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar alguns aspectos teórico-metodológicos acerca do uso das Tecnologias Digitais (celulares, computadores, tablets, jogos digitais etc.), como uma possibilidade para ensinar e aprender os conteúdos procedimentais ministrados nos anos iniciais. Uma vez que a aprendizagem desse tipo de conteúdo, uma vez intermediada pela Tecnologia Digital, gera profundas mudanças no processo de construção do conhecimento. Tendo em vista, que as vias de mais acesso ainda hoje o século XXI, são apenas giz, quadro negro, professor e os livros didáticos, vale lembrar que hoje é permitido ao aluno navegar por diferentes espaços de informação, que também pode possibilitar o processo de aprendizagem do aluno permitindo o mesmo ir além do aprender a “conhecer” dando à ele a oportunidade de aprender a “fazer”. Nesse sentido o aluno torna-se sujeito participante do processo de construção do conhecimento, intermediado também pela Tecnologia Digital.

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Biografia do Autor

Silvane dos Santos Ferreira da Silva, UNEMA

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática – UNEMA. 

Hildo Marcio Pereira, UFMT

Especialista em Educação de Jovens e Adultos – UFMT.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

Silva, S. dos S. F. da, & Pereira, H. M. (2025). ENSINO DE MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA ABORDAGEM PROCEDIMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(8), 593–611. https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20546