A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSIÇÕES SOBRE A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS E AÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DESSES SABERES
doi.org/10.29327/4128081
Palavras-chave:
Ensino de Matemática; Números; Aprendizagem; Práticas Pedagógica; Anos Iniciais.Resumo
Este trabalho, objetivou discutir o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da análise de algumas proposições do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA, sobre o ensino de Números nessa etapa de ensino da Educação Básica. A partir de alguns ensaios do ministrante da disciplina Matemática nos Anos Iniciais, com a utilização de materiais manipuláveis, o discente provocou os alunos para desenvolverem discussões sobre a forma como a Matemática pode ser ensinada com o uso desses materiais. Os resultados indicam a importância dos professores em formação, conhecerem além das diversas tendências do ensino de Matemática, as metodologias que possibilitam um melhor aprender por parte dos alunos, principalmente as que valorizam as vivências e as realidades sociais desses educandos, e que mostram que para as crianças das Séries Iniciais, a Matemática e os Números têm uma grande importância, pois o uso social desses elementos numéricos, fazem parte de suas realidades cotidianas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição CC BY