FATORES CONDICIONANTES DETERMINANTES INTERNOS DO TRABALHO ESCOLAR: AÇÕES DE GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

doi.org/10.29327/4428084

Autores

  • Ariana Souza Carneiro Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Bianca Marinho de Souza Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Joaquina Ianca dos Santos Miranda Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Kátia Maria Barros de Miranda Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Luciano Tadeu Corrêa Medeiros Universidade Federal do Pará - UFPA

Palavras-chave:

Condicionantes Determinantes, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Ações Administrativas e Pedagógicas.

Resumo

Este artigo resulta de uma investigação sobre fatores determinantes internos no desenvolvimento do trabalho do gestor e do coordenador pedagógico no ambiente escolar. A pesquisa foi desenvolvida durante a realização do componente curricular Estágio Supervisionado de Gestão e Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, entre os meses de janeiro e dezembro do ano de 2019. Trata-se de uma investigação de caráter exploratório-descritivo realizada a partir de observações e experiências no interior de duas escolas, sendo uma da rede privada e outra da rede pública de ensino. Tem como objetivo identificar os fatores condicionantes determinantes internos e suas
possíveis interferências na execução laboral do Gestor e do Coordenador Pedagógico desses estabelecimentos de ensino. Os resultados indicam que as atividades desenvolvidas pelos profissionais das duas escolas analisadas são diretamente influenciadas por fatores condicionantes determinantes internos que se apresentam em alguns momentos de formas distintas e pontuais, em outros momentos se mostra de forma comum e normalizada nessas instituições, se acentuando nas ações de caráter político-social exercidas por estes agentes. Apontam para alguns problemas resultantes dos condicionantes internos que foram identificados e que se mostram latentes, tornando-se obstáculos a serem superados, pois, muitas vezes o resultado dos mesmos é o adoecimento desses profissionais Gestores e Coordenadores Pedagógicos, ocasionado pela falta de percepção e de entendimento por parte dos mesmos de que há a forte influência desses fatores em suas ações profissionais no interior dessas escolas.

Biografia do Autor

Ariana Souza Carneiro, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA. E-mail: arizouzac120@gmail.com.

Bianca Marinho de Souza , Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA. E-mail: bmarinho2015@gmail.com.

Joaquina Ianca dos Santos Miranda, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduanda do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA. E-mail: joaquinaianca@gmail.com. 

Kátia Maria Barros de Miranda, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA e docente da  Secretaria Municipal de Educação – São Miguel do Guamá – Pará (SEMED). E-mail:  kathiademiranda@gmail.com.

Luciano Tadeu Corrêa Medeiros, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando em pedagogia pela  Universidade Federal do Pará – UFPA. E-mail: lucianomedeiros2602@gmail.com. 

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Publicado

2021-01-15

Como Citar

Carneiro, A. S. ., Souza , B. M. de ., Miranda, J. I. dos S. ., Miranda, K. M. B. de, & Medeiros, L. T. C. . (2021). FATORES CONDICIONANTES DETERMINANTES INTERNOS DO TRABALHO ESCOLAR: AÇÕES DE GESTÃO E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: doi.org/10.29327/4428084. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 14. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/371