A ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO: O ENSINO DE ESPAÇO E FORMA PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

doi.org/10.29327/4428724

Autores

  • Débora Renata Marques Muniz Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Luciano Tadeu Corrêa Medeiros Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Paulo Henrique Fernandes de Souza Dias Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Waléria Néri Oliveira Ribeiro Universidade Federal do Pará – UFPA

Palavras-chave:

Anos Iniciais. Espaço e Forma. Etnomatemática. Processo educativo.

Resumo

Este ensaio apresenta algumas das vivências e experiências como discente do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Pará – UFPA. O objetivo é discutir sobre os assuntos ministrados nas disciplinas referentes ao ensino da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, elegemos o Componente Curricular obrigatório Abordagens Teórico-metodológicas da Matemática Escolar e destacamos a tendência Etnomatemática e sua aplicabilidade para o ensino de Espaço e Forma para os alunos dessa etapa de ensino da Educação Básica. Utilizou-se a abordagem qualitativa, que contou com uma pesquisa bibliográfica de texto dos autores D’Ambrósio (2005); Fiorentini (1994); Smole (2012); Rodrigues (2005); e Rodrigues (2019). Desenvolveu-se, ainda, uma análise das atividades realizadas durante a disciplina. Os resultados indicam a importância de se conhecer a tendência Etnomatemática e seus métodos, visto que a mesma apresenta uma importante possibilidade do ensino dos saberes da Matemática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

Biografia do Autor

Débora Renata Marques Muniz, Universidade Federal do Pará – UFPA

Universidade Federal do Pará – UFPA, e-mail: debora.muniz@ifch.ufpa.br.

Luciano Tadeu Corrêa Medeiros, Universidade Federal do Pará – UFPA

Universidade Federal do Pará – UFPA, e-mail: luciano.medeiros@iced.ufpa.br.

Paulo Henrique Fernandes de Souza Dias, Universidade Federal do Pará – UFPA

Universidade Federal do Pará – UFPA, e-mail. paulo.dias@lasalle.org.br.

Waléria Néri Oliveira Ribeiro, Universidade Federal do Pará – UFPA

Universidade Federal do Pará – UFPA, e-mail. waleria_neri@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

Muniz, D. R. M., Medeiros, L. T. C. ., Dias, P. H. F. de S. ., & Ribeiro, W. N. O. (2021). A ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO: O ENSINO DE ESPAÇO E FORMA PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: doi.org/10.29327/4428724. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 11. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/423