A ETNOMATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO: O ENSINO DE ESPAÇO E FORMA PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
doi.org/10.29327/4428724
Palavras-chave:
Anos Iniciais. Espaço e Forma. Etnomatemática. Processo educativo.Resumo
Este ensaio apresenta algumas das vivências e experiências como discente do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Pará – UFPA. O objetivo é discutir sobre os assuntos ministrados nas disciplinas referentes ao ensino da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, elegemos o Componente Curricular obrigatório Abordagens Teórico-metodológicas da Matemática Escolar e destacamos a tendência Etnomatemática e sua aplicabilidade para o ensino de Espaço e Forma para os alunos dessa etapa de ensino da Educação Básica. Utilizou-se a abordagem qualitativa, que contou com uma pesquisa bibliográfica de texto dos autores D’Ambrósio (2005); Fiorentini (1994); Smole (2012); Rodrigues (2005); e Rodrigues (2019). Desenvolveu-se, ainda, uma análise das atividades realizadas durante a disciplina. Os resultados indicam a importância de se conhecer a tendência Etnomatemática e seus métodos, visto que a mesma apresenta uma importante possibilidade do ensino dos saberes da Matemática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY