PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: A EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO TEMA DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM DOIS PROGRAMAS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO PARÁ
doi.org/10.29327/4428085
Palavras-chave:
Educação Especial. Programas de pós-graduação. Especialização. Pesquisa.Resumo
O trabalho apresenta dados de um mapeamento das teses e dissertações que tem como tema central a Educação Especial e que foram apresentados em dois programas de pós-graduação em Educação, um ofertado pela Universidade Federal do Pará e outro pela Universidade do Estado do Pará. O objetivo é identificar qual a frequência do tema Educação Especial nos trabalhos produzidos pelos candidatos aos títulos de Mestre e Doutor desses programas e, assim, verificar em quais segmentos alinham-se as discussões do tema em questão. O artigo foi desenvolvido a partir da abordagem quanti-qualitativa e utilizou, em sua técnica, o mapeamento sistemático dos trabalhos apresentados nos programas de pós-graduação indicados, que adotou como critério o recorte temporal de 2016 a 2019 e a incidência das problemáticas trabalhadas no âmbito da Educação Especial. Simultaneamente, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica para a extração da base teórica sobre as questões que envolvem o tema Educação Especial. Os resultados apontam a necessidade do desenvolvimento de pesquisas na perspectiva da Educação Especial em seus diversos segmentos, identificam lacunas mediante a escassez de trabalhos desenvolvidos sob o prisma dessa temática e mostram, ainda, a necessidade de se estimular a produção científica nessa área, no propósito de ampliar as possibilidades de possíveis soluções de problemas emergentes relacionados a essa demanda.
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