COTAS PARA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9892Palavras-chave:
Cotas. Educação. Transexuais. Travestis.Resumo
Trata-se da importância da reserva de vagas para travestis e transexuais nos programas de pós-graduação das instituições públicas, a partir de uma análise bibliográfica e documental jurídica, sobre a exclusão das minorias em diversos níveis de ensino. Diante da relevância da Resolução nº 54, regramento instituído pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas, necessária se faz que seja analisada a forma que sujeitos historicamente excluídos passam a acessar ao ensino superior e obter a continuidade da sua formação acadêmica. Assim, pretende-se responder a seguinte pergunta: De que forma as cotas para travestis e transexuais nos programas de pós-graduação torna possível o seguimento dos estudos acadêmicos desse grupo especifico? Pensa-se que a educação pode ser objeto de apropriação e emancipação. Contudo, ainda não é possível alcançar conclusões acerca do tema, mas se está a engatinhar em busca de respostas e soluções para (trans)formar os padrões institucionais.
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