A EDUCAÇÃO NO CAMPO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): DESAFIOS E DIFICULDADES NO ACESSO À TECNOLOGIA

Autores

  • Odirley Antonio da Silva Medeiros Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá
  • Marcilena da Cunha Alves Faculdade Gamaliel
  • Dion Leno Benchimol da Silva Instituto Federal do Maranhão-IFMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12728

Palavras-chave:

Tecnologia na Educação. TDIC. Educação no Campo.

Resumo

A educação no campo, historicamente, tem enfrentado desafios singulares, marcados por uma série de características específicas que afetam o contexto urbano. Diante desse contexto, surge uma problemática central que orienta esta pesquisa: quais são as dificuldades na utilização das TDIC na educação no campo? a presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as dificuldades enfrentadas na implementação e utilização eficaz das TDIC na educação no campo. Para atingir esse propósito, foram definidos objetivos específicos que abrangem a análise da infraestrutura, a compreensão das perspectivas dos educadores e a avaliação das políticas públicas educacionais externas para o contexto rural. A pesquisa em questão desenvolveu uma abordagem qualitativa, configurando-se como uma revisão bibliográfica. O escopo desta revisão abarcou a busca, seleção e análise crítica de fontes relevantes sobre a formação de professores para a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A necessidade de investimentos em infraestrutura tecnológica, aliada a programas de capacitação docente específicos para o uso eficaz do TDIC, destaca-se como uma conclusão relevante desta pesquisa. 

 

Biografia do Autor

Odirley Antonio da Silva Medeiros, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física (2009) pela UEPA - Universidade do Estado do Pará. Especialista em Educação Física Escolar (2011) pela Facimab - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá. 

Marcilena da Cunha Alves, Faculdade Gamaliel

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004). Pós-graduada em Gestão e Supervisão Pedagógica pela Faculdade Gamaliel (FATEFIG).

Dion Leno Benchimol da Silva, Instituto Federal do Maranhão-IFMA

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, pelo IFPA - Campus Tucuruí (2019), Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2016), Tecnólogo em Gestão de Pública pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2020), Pós-Graduado nível de Especialização em Educação de Jovens e Adultos - Fac. Jardins (2018), Pós-Graduado em nível de Especialização em Educação do Campo - UNIMINAS (2019), Pós-graduado nível de Especialização em Gestão e Docência no Ensino Médio, Técnico e Superior Faculdade de São Vicente Unibr (2021), Pós-graduando em nível de Especialização em Ensino de Matemática e Ciências da Natureza, pelo IFPA - Campus Tucuruí, Licenciando em Pedagogia - UNOPAR, Mestrando em Educação em Ciência e Matemática, PPGECM pela UNIFESSPA. Pós-graduando em nível de Especialização em Ciências Biológicas e suas Tecnologias no Ensino - UFPI (2023). Orientador voluntário do Curso de pós-graduação Informatica na educação do IFMA/UAB (2023).

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Medeiros, O. A. da S., Alves, M. da C., & Silva, D. L. B. da. (2023). A EDUCAÇÃO NO CAMPO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC): DESAFIOS E DIFICULDADES NO ACESSO À TECNOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(12), 107–117. https://doi.org/10.51891/rease.v9i12.12728