A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM UMA ESCOLA DE MARANHÃOZINHO, MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18295

Palavras-chave:

Educação. Formação de Professores. TDIC.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar como o processo de formação pedagógica influencia no uso e aplicação das TDIC no ensino fundamental. a problemática foi como o processo de formação influencia no uso de TDIC no Ensino Fundamental II? A pesquisa de campo foi conduzida com 13 professores da Escola Rural de Maranhãozinho, MA, A instituição opera em período diurno e conta com professores que possuem, em sua maioria, ensino superior completo, embora alguns ainda estejam em processo de conclusão. Para garantir a imparcialidade e a adequação à realidade local, o questionário foi disponibilizado em formato impresso durante o mês de setembro de 2024. Os questionários foram apresentados aos professores que atuam no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) na Escola Rural de Maranhãozinho, MA, em outubro de 2024, no entanto apenas 13 docentes aceitaram participar da pesquisa, sendo oito do sexo feminino e cinco do sexo masculino. A média de atuação docente foi de 13,77 anos, sendo 27 anos o maior e três o menor período de atuação.

Downloads

Biografia do Autor

Marcelo Simião Costa, Instituto Federal do Maranhão

Pós-graduado em Informática na Educação pelo IFMA; Licenciado em Matemática pela UFMA.

Dion Leno Benchimol da Silva, IFPA/UNIFESSPA

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo PPGECM - UNIFESSPA. Licenciado em Ciências Biológicas pelo IFPA. 

Ellan Hudson Tavares Leal, UFT/UFG

Mestre em Química pelo PPGQ da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2025-03-01

Como Citar

Costa, M. S., Silva, D. L. B. da, & Leal, E. H. T. (2025). A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM UMA ESCOLA DE MARANHÃOZINHO, MA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 103–118. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18295