A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) EM UMA ESCOLA DE MARANHÃOZINHO, MA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18295Palavras-chave:
Educação. Formação de Professores. TDIC.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar como o processo de formação pedagógica influencia no uso e aplicação das TDIC no ensino fundamental. a problemática foi como o processo de formação influencia no uso de TDIC no Ensino Fundamental II? A pesquisa de campo foi conduzida com 13 professores da Escola Rural de Maranhãozinho, MA, A instituição opera em período diurno e conta com professores que possuem, em sua maioria, ensino superior completo, embora alguns ainda estejam em processo de conclusão. Para garantir a imparcialidade e a adequação à realidade local, o questionário foi disponibilizado em formato impresso durante o mês de setembro de 2024. Os questionários foram apresentados aos professores que atuam no ensino fundamental II (6º ao 9º ano) na Escola Rural de Maranhãozinho, MA, em outubro de 2024, no entanto apenas 13 docentes aceitaram participar da pesquisa, sendo oito do sexo feminino e cinco do sexo masculino. A média de atuação docente foi de 13,77 anos, sendo 27 anos o maior e três o menor período de atuação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY