PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINAR-APRENDER: O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Autores

  • Lenilde Paim de  Oliveira Emil Brunner University
  • Débora Araújo Leal Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15040

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação. Ensino aprendizagem. Formação continuada do professor. Ensino de Geografia.

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como instrumentos amplamente utilizados por um número cada vez maior de pessoas, em diferentes faixas etárias, orientam-se como recursos de interesse global para os mais diversos fins. Nas escolas, apesar de se perceber crianças e adolescentes plenamente familiarizados e dominando diferentes recursos tecnológicos - como smartphones, tablets, pen drives, etc. -, professores tendem a recusar-lhes no processo ensino aprendizagem. Muito, por não dominarem formas de utilizá-los, ou a tecnologia em si, ou ainda por considerarem que só interfeririam de forma negativa nas aulas. Entretanto, vive-se em uma sociedade informatizada e globalmente interconectada cada vez mais mediatizada pela TICs. Nessa perspectiva, este estudo se propõe a investigar possíveis formas de utilização das TICs como instrumentos dinamizadores e provocadores de conhecimentos significativos no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados pautaram-se em observações dos espaços onde haviam recursos tecnológicos do colégio pesquisado. Três professoras e 10 estudantes foram ouvidos através de entrevistas, visando se obter informações focadas e espontâneas, principalmente com os estudantes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva, com pesquisa de campo. Constatou-se que a aquisição de novas competências e habilidades pelo professor comprometido com a atualização do processo educativo e formação do estudante, em conformidade com o mundo atual, é uma necessidade substancial. Apesar dos entraves, infere-se que a escola se apresenta como a instituição que, ressignificada, pode desempenhar papel fundamental na formação das novas gerações para a transformação e formação de cidadãos capazes de utilizar as TICs da melhor maneira.

Biografia do Autor

Lenilde Paim de  Oliveira, Emil Brunner University

Doutora em Educação pela Emil Brunner University -Florida - USA; Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Débora Araújo Leal, Educaler University

Pós -Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA, Reitora da Educaler University – USA.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Oliveira,L.P.de , & Leal, D. A. (2024). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINAR-APRENDER: O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3178–3189. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15040