PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINAR-APRENDER: O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Autores

  • Lenilde Paim de  Oliveira Emil Brunner University
  • Débora Araújo Leal Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15040

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação. Ensino aprendizagem. Formação continuada do professor. Ensino de Geografia.

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como instrumentos amplamente utilizados por um número cada vez maior de pessoas, em diferentes faixas etárias, orientam-se como recursos de interesse global para os mais diversos fins. Nas escolas, apesar de se perceber crianças e adolescentes plenamente familiarizados e dominando diferentes recursos tecnológicos - como smartphones, tablets, pen drives, etc. -, professores tendem a recusar-lhes no processo ensino aprendizagem. Muito, por não dominarem formas de utilizá-los, ou a tecnologia em si, ou ainda por considerarem que só interfeririam de forma negativa nas aulas. Entretanto, vive-se em uma sociedade informatizada e globalmente interconectada cada vez mais mediatizada pela TICs. Nessa perspectiva, este estudo se propõe a investigar possíveis formas de utilização das TICs como instrumentos dinamizadores e provocadores de conhecimentos significativos no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados pautaram-se em observações dos espaços onde haviam recursos tecnológicos do colégio pesquisado. Três professoras e 10 estudantes foram ouvidos através de entrevistas, visando se obter informações focadas e espontâneas, principalmente com os estudantes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva, com pesquisa de campo. Constatou-se que a aquisição de novas competências e habilidades pelo professor comprometido com a atualização do processo educativo e formação do estudante, em conformidade com o mundo atual, é uma necessidade substancial. Apesar dos entraves, infere-se que a escola se apresenta como a instituição que, ressignificada, pode desempenhar papel fundamental na formação das novas gerações para a transformação e formação de cidadãos capazes de utilizar as TICs da melhor maneira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lenilde Paim de  Oliveira, Emil Brunner University

Doutora em Educação pela Emil Brunner University -Florida - USA; Professora da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Débora Araújo Leal, Educaler University

Pós -Doutora pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário IUNIR-AR, Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana – BA, Reitora da Educaler University – USA.

Downloads

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Oliveira,L.P.de , & Leal, D. A. (2024). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINAR-APRENDER: O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 3178–3189. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15040