PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ENSINAR-APRENDER: O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO E A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15040Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação. Ensino aprendizagem. Formação continuada do professor. Ensino de Geografia.Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como instrumentos amplamente utilizados por um número cada vez maior de pessoas, em diferentes faixas etárias, orientam-se como recursos de interesse global para os mais diversos fins. Nas escolas, apesar de se perceber crianças e adolescentes plenamente familiarizados e dominando diferentes recursos tecnológicos - como smartphones, tablets, pen drives, etc. -, professores tendem a recusar-lhes no processo ensino aprendizagem. Muito, por não dominarem formas de utilizá-los, ou a tecnologia em si, ou ainda por considerarem que só interfeririam de forma negativa nas aulas. Entretanto, vive-se em uma sociedade informatizada e globalmente interconectada cada vez mais mediatizada pela TICs. Nessa perspectiva, este estudo se propõe a investigar possíveis formas de utilização das TICs como instrumentos dinamizadores e provocadores de conhecimentos significativos no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados pautaram-se em observações dos espaços onde haviam recursos tecnológicos do colégio pesquisado. Três professoras e 10 estudantes foram ouvidos através de entrevistas, visando se obter informações focadas e espontâneas, principalmente com os estudantes. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva, com pesquisa de campo. Constatou-se que a aquisição de novas competências e habilidades pelo professor comprometido com a atualização do processo educativo e formação do estudante, em conformidade com o mundo atual, é uma necessidade substancial. Apesar dos entraves, infere-se que a escola se apresenta como a instituição que, ressignificada, pode desempenhar papel fundamental na formação das novas gerações para a transformação e formação de cidadãos capazes de utilizar as TICs da melhor maneira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY