TIC NA EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL: EQUIDADE TECNOLÓGICA EM FACE DOS NOVOS CONTEXTOS E INTERCONEXÕES DE SABERES NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Kátia Rosilene Ramalho da Costa Veni Creator Christian University
  • Luiz Antônio Santana da Silva Veni Creator Christian University,

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11024

Palavras-chave:

TIC. Equidade. Inclusão digital. Políticas Públicas. Justiça Social.

Resumo

A presente atividade avaliativa reporta-se à pesquisa de estudo de campo sobre a temática das TIC- Tecnologias da Comunicação e Informação na educação e Justiça Social: equidade tecnológica em face dos novos contextos e interconexões de saberes no ensino-aprendizagem. Logo, pesquisar os desafios e avanços provenientes da educação remota e o uso das ferramentas digitais, a partir da prática e perspectivas dos docentes entrevistados, sob à análise do conteúdo comparativa, através da inclusão digital, na educação atual. Discute-se as implementações das políticas públicas para a democratização tecnológica, a fim de fortalecer o sistema educacional. Objetiva-se realizar o tratamento dos resultados, inferência e análise crítica, a respeito da sociedade em rede e os novos paradigmas da educação, através da tecnologia, de modo que os obstáculos do pragmatismo didático-pedagógico, do modelo tradicional, impulsionem um ensino renovado, articulado, dinâmico, solidário e inclusivo, para a conexão dos saberes e justiça social. A metodologia utilizada será a pesquisa de estudo de campo, assim desenvolvida: quanto aos objetivos, pela pesquisa exploratória, por envolver levantamento bibliográfico, e descritiva, pela utilização do instrumento de coleta de dados, através de um questionário, contendo dez perguntas, de abordagem qualitativa e quantitativa. Os procedimentos técnicos serão por consulta bibliográfica, mediante leitura de livros, artigos científicos, acadêmicos, etc. Espera-se que seja possível identificar os desafios e os avanços da prática pedagógica, em face da iminente necessidade da inclusão digital, conforme análise das respostas, produzidas pelos educadores entrevistados, devendo contribuir para os debates e os estudos acadêmicos.

 

Biografia do Autor

Kátia Rosilene Ramalho da Costa, Veni Creator Christian University

Discente regularmente matriculada no curso de Mestrado em Ciências da Educação, promovido pela Veni Creator Christian University, desde setembro/2022. 

Luiz Antônio Santana da Silva, Veni Creator Christian University,

Discente regularmente matriculado no curso de Mestrado em Ciências da Educação, promovido pela Veni Creator Christian University, desde setembro/2022.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Costa, K. R. R. da, & Silva, L. A. S. da. (2023). TIC NA EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL: EQUIDADE TECNOLÓGICA EM FACE DOS NOVOS CONTEXTOS E INTERCONEXÕES DE SABERES NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2031–2049. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11024