CONECTADOS OU EXCLUÍDOS. A INCLUSÃO DIGITAL COMO DIREITO E DESAFIO SOCIAL

Autores

  • Talita Sousa Alves de Siqueira Universidade Estadual do Ceará
  • Lizandra Rivelly Costa Figueiredo Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Danilo Rocha da Silva Centro Universitário Unicarioca
  • Pablo Gomes Goulart Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Piedley Macedo Saraiva UECE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21017

Palavras-chave:

Inclusão digital. Letramento digital. Cidadania. Políticas públicas. Desigualdade social.

Resumo

Este artigo discute a inclusão digital como um direito fundamental e um desafio social na contemporaneidade. Parte-se do pressuposto de que a simples disponibilidade de equipamentos e conectividade não garante o pleno acesso à cidadania digital. O objetivo deste artigo é analisar a inclusão digital como instrumento essencial para a promoção da cidadania e da justiça social, destacando seus limites e potencialidades. Através de revisão teórica e análise de políticas públicas, investigam-se as múltiplas dimensões da exclusão digital — como acesso, uso e letramento — com ênfase em grupos vulneráveis, como pessoas idosas, de baixa renda e baixa escolaridade. São analisadas também práticas pedagógicas, metodologias de letramento digital e o papel da escola, da sociedade civil e do Estado na promoção do uso crítico e emancipatório das tecnologias. Conclui-se que a inclusão digital, compreendida como um processo educativo e social, deve articular infraestrutura, formação, mediação cultural e equidade para promover justiça social e participação cidadã efetiva.

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Biografia do Autor

Talita Sousa Alves de Siqueira, Universidade Estadual do Ceará

Pos-graduada em gestão pública, Universidade Estadual do Ceará. 

Lizandra Rivelly Costa Figueiredo, Centro Universitário Estácio do Ceará

Graduação em Administração. Centro Universitário Estácio do Ceará.

Danilo Rocha da Silva, Centro Universitário Unicarioca

Graduação em Administração, Centro universitário Unicarioca.

Pablo Gomes Goulart, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em História Social pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). Graduado em História pela UCP (Universidade Católica de Petrópolis).

Piedley Macedo Saraiva, UECE

Professor UECE.

 

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

Siqueira, T. S. A. de, Figueiredo, L. R. C., Silva, D. R. da, Goulart, P. G., & Saraiva, P. M. (2025). CONECTADOS OU EXCLUÍDOS. A INCLUSÃO DIGITAL COMO DIREITO E DESAFIO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1786–1802. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21017