PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES: APONTAMENTOS INICIAIS

Autores

  • Veronice Oliveira da Costa COLLEGE EDUCALER
  • Alexandra Moreno Pinho COLLEGE EDUCALER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13014

Palavras-chave:

Educação a Distância. Educação Tradicional. Ensino.

Resumo

A partir de informações sobre a ampliação do Ensino a Distância no Brasil, este artigo se propõe a analisar o seu processo de implementação e quais as implicações para o desenvolvimento de uma educação de qualidade no país. A partir da perspectiva de pesquisadores diversos, analisamos o contexto nacional e a forma como o ensino a distância foi ganhando espaço no cenário educacional para compreender quais são as implicações do seu crescimento, vantagens e desvantagens para estudantes. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica por ser esta uma ferramenta indispensável para compreensão da pesquisa científica e para o levantamento de dados que nos permitam inferir sobre qual é a situção do ensino remoto no Brasil. A opinião de diversos pesquisadores da área da educação é, em diversos momentos, divergentes quando aos rumos da Educação a Distância no país e seus impactos, é inquestionável, no entanto, que ela assumiu um papel determinante na formação de profissionais e tende a ter um crescimento ainda mais significativo nos próximos anos com o desenvolvimentos de outros instrumentos que apontam para o uso cada vez mais acentuado das tecnologias de informação e comunicação no convívio social. É indiscutiível, no entanto, que já não é possível pensar a educação no contexto nacional sem considerar que a Educação a Distância ocupa hoje um espaço fundamental na expansão da educação no Brasil.

Biografia do Autor

Veronice Oliveira da Costa, COLLEGE EDUCALER

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia. Pós-graduada em Regência na Educação Básica: Língua Portuguesa pela Faculdade do Sertão Baiano/ Mestranda do Curso Ciências da Educação da Educaler University. 

Alexandra Moreno Pinho, COLLEGE EDUCALER

Doutora em Educação (Universidade de Barcelona), Mestre em Terapia Corporal e Psicomotricidade (Universidade de Barcelona), Licenciada em Pedagogia (UCSAL), professora e orientadora da COLLEGE EDUCALER.

 

Downloads

Publicado

2024-02-19

Como Citar

Costa, V. O. da, & Pinho, A. M. (2024). PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES: APONTAMENTOS INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1124–1134. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13014