A PERDA DA IDENTIDADE DOS ALUNOS E PROFISSIONAIS COM O "FECHAMENTO" DA ESCOLA ESTADUAL NOVA CHANCE

Autores

  • Maria Conceição Cerqueira Caldas Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9146

Palavras-chave:

Educação. Formação de Professores.

Resumo

Tratar sobre A PERCA DA IDENTIDADE DOS ALUNOS E PROFISSIONAIS COM O “FECHAMENTO” DA ESCOLA ESTADUAL NOVA CHANCE, após uma construção de regras e formação de um perfil profissional para atender aos privados de liberdade em Mato Grosso ao longo de 10 anos e com a implantação de um sistema com alunos alocando em escolas; com o fechamento da Escola Estadual Nova Chance de forma abrupta e arbitraria pelo governo de estado sem nenhum diálogo com os profissionais, alunos e demais protagonista deste processo, que neste caso envolve duas Secretarias (Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Pública) de Estado. Faz repensar O caminho percorrido na formação do professor no Brasil, Mostra através de uma análise retrospectiva histórica legal, o espaço pedagógico dependente da legislação educacional, e os processos de formação dos professores. A Escola Estadual Nova foi constituída e por durante dez anos, atribuí uma grande expectativa à educação escolar para os privados de liberdade no sentido de reconhecer um direito como meio de democratizar os saberes, a fim de garantir a formação de indivíduos capazes de intervir na realidade onde estão. Compreendida a função da escola, busca-se entender de que forma ela poderá contribuir para que seus alunos possam participar das decisões no âmbito social. Portanto, exigir uma escola que atenda as aspirações do aluno que hoje busca a mesma há que se pensar na formação do profissional que atua nestas instituições. A formação do atual aluno implica que a escola busque suporte para proporcionar a formação de seus educandos. Mais ainda, há muito a ser transformado, pois é preciso compreender a realidade para que se possa encontrar possibilidades para as escolas realizarem seu papel. Da mesma forma que a sociedade exige pessoas críticas, autônomas e responsáveis, as escolas necessitam de profissionais que hajam de forma comprometida e competente. Assim a ação pedagógica não será responsabilidade apenas de alguns, mas de todos, pois é a partir da compreensão da realidade escolar, que se entra em sintonia com toda a sociedade para que juntos formem indivíduos conscientes e conhecedores da realidade onde vivem. Pensando na função social da Educação como um sistema macro veiculador de ideias e no valor formativo e simbólico que a instituição escolar sempre representou para a sociedade brasileira, e ainda, no ideal dialético, pois a dialética também é uma maneira de filosofar conceitos debatidos ao longo de décadas, além de sociointeracionista e sócio-histórico que regem a escola contemporânea, abarcando a seriedade do papel da educação no desenvolvimento dos seres humanos, fundamentada na formação irrestrita das pessoas que formam uma sociedade; assim, torna-se foco e ilimitadamente importante o contexto social e as relações estabelecidas entre as partes de atuação e de interesse no ambiente de vivência da Escola Estadual Nova Chance, principalmente, por tratar diretamente com alunos (as) em situação de privação de liberdade, e por esse motivo, a fim de se efetivar a formação do aprendiz na comunidade escolar, interna, dentro das cadeias públicas e penitenciárias que possuem salas de aula no Estado de Mato Grosso, além de praticar da ressocialização para contemplar a cidadania no regresso do aluno à sociedade, é que advém a necessidade da escola em construir o Projeto Político Pedagógico. Concluo que o homem é um ser social que se manifesta no mundo, com outros homens, com a natureza, em sociedade, em constante busca, em um constante aprendizado, que não é estático, que transforma o mundo e é transformado a partir de sua inter-relações, isso se dá a partir da escuta, respeito, construção coletiva e uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Maria Conceição Cerqueira Caldas Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Especialista em Educação Integral pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integradas Mato-Grossenses de Ciências Sociais e Humanas.

 

Downloads

Publicado

2023-04-19

Como Citar

Oliveira, M. C. C. C. . (2023). A PERDA DA IDENTIDADE DOS ALUNOS E PROFISSIONAIS COM O "FECHAMENTO" DA ESCOLA ESTADUAL NOVA CHANCE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 2166–2185. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9146