A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18057

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Anos iniciais do ensino fundamental. Formação docente.

Resumo

Este artigo explora a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional brasileiro, enfatizando a necessidade de adaptação dos educadores às novas demandas trazidas pela transformação digital. A pesquisa analisa a evolução histórica da tecnologia na educação, destacando a importância de documentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na promoção do uso pedagógico das TDICs. Conforme pesquisa bibliográfica, a utilização regular e integrada de tecnologias pode melhorar a qualidade do ensino e o aprendizado dos alunos, criando um ambiente rico em trocas de informações e promovendo a mediação entre educadores e alunos, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, em que as crianças passam por mudanças significativas em seu processo de desenvolvimento  interno e com os outros, pela interatividade. Mas, sua eficácia depende da formação adequada dos professores, do suporte institucional e do contexto educacional. A integração das TDICs na educação é uma necessidade inadiável, que deve ser abordada de maneira planejada para realmente transformar o ensino e a aprendizagem, conforme as demandas e características do Século XXI.

Biografia do Autor

Daniela Santos Silva, Faculdade Futura

Licenciada em Pedagogia. Faculdade Futura.

Beatriz Aparecida Costa Pereira, Faculdade Futura

Licenciada em Pedagogia. Faculdade Futura.

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP). Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Graduada em Letras (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Direito (UNIFEV).  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4672-6013.

Ijosiel Mendes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática, (UNIFEV), Especialista em Matemática (UNICAMP), Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR), Mestrado em Matemática (UNESP)  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0238-5058.

Amanda  da Silva Cuim, Faculdade Futura

Docente na Faculdade Futura de Votuporanga. Docente na Prefeitura de Votuporanga. Mestre em Ensino e Processos  Formativos (UNESP). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenação Pedagógica (UFSCAR). Graduada em Pedagogia (UNIFEV). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6274-3526.

 Melka Carolina Faria Catelan, Faculdade Futura

Graduada em Matemática (UNESP) Graduação em Pedagogia( Centro de Educação Continuada) Mestrado em Matemática (UNESP); Docente na Faculdade Futura. Coordenadora de Área (SEE/SP). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0241-4058.

Tiago Moreno, Faculdade Futura

Graduado em Psicologia (UNIFEV); Licenciado em Pedagogia(UNIBF); Mestre em Psicologia da Saúde (FAMERP); Doutorando em Ciências da Saúde (FAMERP); Especialista em Saúde Mental (FUTURA); Especialista em ABA (FUTURA); Gestor de Políticas Acadêmicas (FUTURA); Docente no Curso de Psicologia e Odontologia (UNIRP). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5689-7468.

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Publicado

2025-02-03

Como Citar

Silva, D. S., Pereira, B. A. C., Oliveira, E. A. de, Mendes, I., Cuim, A. da S., Catelan, MelkaC.F., & Roberto, T. M. L. (2025). A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(2), 103–117. https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18057