A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i2.18057Palavras-chave:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Anos iniciais do ensino fundamental. Formação docente.Resumo
Este artigo explora a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no contexto educacional brasileiro, enfatizando a necessidade de adaptação dos educadores às novas demandas trazidas pela transformação digital. A pesquisa analisa a evolução histórica da tecnologia na educação, destacando a importância de documentos normativos como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na promoção do uso pedagógico das TDICs. Conforme pesquisa bibliográfica, a utilização regular e integrada de tecnologias pode melhorar a qualidade do ensino e o aprendizado dos alunos, criando um ambiente rico em trocas de informações e promovendo a mediação entre educadores e alunos, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, em que as crianças passam por mudanças significativas em seu processo de desenvolvimento interno e com os outros, pela interatividade. Mas, sua eficácia depende da formação adequada dos professores, do suporte institucional e do contexto educacional. A integração das TDICs na educação é uma necessidade inadiável, que deve ser abordada de maneira planejada para realmente transformar o ensino e a aprendizagem, conforme as demandas e características do Século XXI.
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