O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Autores

  • Leonardo Furtado Coqueiro Universidade Estadual do Maranhão
  • Luciano Gabriel dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18026

Palavras-chave:

Tecnologia Digital. Ensino-aprendizagem de Matemática. Plataforma Khan Academy.

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação digital tiveram avanços significativos nos últimos anos, o surgimento de uma internet mais rápida, os computadores modernos e os celulares de última geração descentralizaram o acesso à informação, desafiando a comunidade escolar a incluir essas tecnologias no ensino, agregando valor e conhecimento para o processo ensino-aprendizagem. Com isso, o professor foi desafiado a inovar e trabalhar com essas ferramentas em sala de aula, introduzir recursos audiovisuais como vídeos, plataformas digitais, gamificação e outros. Faz-se necessário que o professor esteja disposto a diversificar as aulas de   matemática, tornando-a um ambiente mais atraente e desafiador. O propósito deste trabalho era identificar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, por meio da plataforma Khan Academy, podem ser inseridas nas salas de aula, contribuindo principalmente para a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, elaboramos o objetivo para investigar como a plataforma pode agilizar o espaço da sala de aula e o processo de ensino- aprendizagem, oferecendo possibilidades para os professores ministrarem os conteúdos de forma inovadora e para os alunos aprenderem no seu próprio ritmo, construindo conhecimento, por meio de gamificação e vídeos. Para tanto, o trabalho utilizou como metodologia a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, levando em consideração as questões investigadas na pesquisa desenvolvida com 16 alunos do 9º ano do ensino fundamental, do Colégio Militar Tiradentes VI, na cidade de São José de São José de Ribamar – MA. Com o estudo, verificamos que a utilização da plataforma Khan Academy nas aulas de matemática, desde que feita de maneira correta, com planejamento e estudos adequados, torna-se benéfica ao processo ensino-aprendizagem em matemática, levando o aluno interessar-se pela disciplina, tornando-o sujeito ativo nesse processo, sendo, portanto, autor de seus proprios conhecimentos.

Downloads

Biografia do Autor

Leonardo Furtado Coqueiro, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Matemática em rede nacional, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Luciano Gabriel dos Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Downloads

Publicado

2025-01-27

Como Citar

Coqueiro, L. F., Santos, L. G. dos, & Santos, S. M. A. V. (2025). O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY COMO FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(1), 2477–2496. https://doi.org/10.51891/rease.v11i1.18026