OBJETO DE APRENDIZAGEM — ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES APLICADOS EM CIRCUITOS

Autores

  • Fábio Mendes Ramos UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.598

Palavras-chave:

Objeto de Aprendizagem. Ensino de Matemática. Sistemas de Equações lineares. Circuitos de malhas.

Resumo

O presente estudo, apesar de não se tratar de assunto novo no âmbito educacional, vem a colaborar com o tema é Prática pedagógica, no Ensino de Sistemas de Equações Lineares, teve como pressuposto a elaboração de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino Médio e Educação Profissional, o qual foi desenvolvido como método dinâmico e interativo para o ensino-aprendizagem desse conteúdo. A metodologia empregada buscou instrumentar da tecnologia informática na elaboração de um Objeto de Aprendizagem, desenvolvido e implementado em sua pluralidade nos softwares GeoGebra e Notpad++ por meio de uma sequência didática. As atividades dessa sequência foram elaboradas e aplicadas a estudantes do Ensino Médio e Educação Profissional. Espera-se que o Objeto de Aprendizagem contribua para a reflexão e melhor compreensão dos alunos, possibilitando uma relação entre os conteúdos de Matemática e das áreas técnicas na resolução de problemas de Circuito de malhas. O Objeto de Aprendizagem foi disponibilizado no site (http://www.fabioramos.mat.br/), visando a (re)utilização por professores, pesquisadores e alunos.

Biografia do Autor

Fábio Mendes Ramos, UNIVATES

Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC Minas e graduação em Matemática pela UNIMONTES. Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia   do Norte de Minas Gerais - IFNMG, com experiência na docência do Ensino Básico, Técnico e Superior. Pesquisador na área de Educação Matemática, Objetos de Aprendizagem e Tecnologia no Ensino.  E-mail: fabio.ramos@ifnmg.edu.br.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Ramos, F. M. . (2021). OBJETO DE APRENDIZAGEM — ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES APLICADOS EM CIRCUITOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 13. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.598