MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO OMNILATERAL – ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.19118Palavras-chave:
Educação profissional. Formação omnilateral. Modelagem matemática. Técnica e tecnológica. Professores. Ensino médio integrado.Resumo
Objetivou-se com este artigo divulgar resultados de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, sobre a aplicação do método modelagem matemática em um instituto de ensino da rede federal com atuação no estado do Tocantins. Participaram desta pesquisa professores de matemática da instituição, que responderam um questionário com 14 questões objetivas e subjetivas, disponibilizadas por meio do google formulário para coleta de dados. O link do formulário foi divulgado via WhatsApp. Também foram realizadas pesquisas científicas disponibilizadas na base de dados Google Acadêmico, repositórios acadêmicos de universidades e institutos federais, tanto sobre modelagem matemática quanto formação omnilateral. Diante dos dados coletados, percebeu-se que este método de ensino potencializa o processo de ensino-aprendizagem de matemática, bem como desenvolve a autonomia e criticidade dos estudantes. Outrossim, verificou-se que alguns professores já utilizaram o método em suas aulas e demonstraram pontos positivos no engajamento dos estudantes, na aprendizagem significativa, na aplicação do objeto de conhecimento em estudo e na associação das disciplinas obrigatórias do currículo comum e das disciplinas técnicas, favorecendo a interdisciplinaridade necessária à promoção da formação profissional e tecnológica.
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