CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO DA COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA DO TRABALHO: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E DISCIPLINAS TÉCNICA

Autores

  • Regina Santos Jorge IFTO
  • Marcelo Rythowem IFTO
  • Rivadávia Porto Cavalcante IFTO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21040

Palavras-chave:

Currículo Integrado. Comunicação e Formação profissional. Língua Portuguesa. Educação Profissional e Tecnológica. Segurança do trabalho.

Resumo

Este artigo analisa como a comunicação, por meio da disciplina de Língua Portuguesa, está organizada no Plano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho integrado ao Ensino Médio, ofertado por uma escola estadual da região Norte do Brasil. A pesquisa parte dos fundamentos do Currículo Integrado e da formação humana integral, discutindo a importância da articulação entre saberes gerais e específicos no desenvolvimento de competências comunicativas essenciais à formação profissional. Utiliza-se abordagem qualitativa, com análise documental das ementas e entrevistas com o docente de Língua Portuguesa e o coordenador do curso. Os resultados indicam percepções diversas sobre a articulação interdisciplinar e apontam desafios pedagógicos e institucionais na integração efetiva dos componentes curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Santos Jorge, IFTO

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica, IFTO.

Marcelo Rythowem, IFTO

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás-UFG. Docente e  pesquisador  atuante no Programa nacional  de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica–ProfEPT,  IFTO–Campus  Palmas, Tocantins,  Brasil. 

Rivadávia Porto Cavalcante, IFTO

Doutor em Linguística e Práticas sociais pela Universidade Federal da Paraíba–UFPB. Docente e pesquisador atuante  no  Programa  nacional  de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT,  IFTO–Campus Palmas, Tocantins, Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Jorge, R. S., Rythowem, M., & Cavalcante, R. P. (2025). CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO DA COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA DO TRABALHO: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E DISCIPLINAS TÉCNICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3032–3049. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21040