CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO DA COMUNICAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA DO TRABALHO: PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A ARTICULAÇÃO ENTRE LÍNGUA PORTUGUESA E DISCIPLINAS TÉCNICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21040Palavras-chave:
Currículo Integrado. Comunicação e Formação profissional. Língua Portuguesa. Educação Profissional e Tecnológica. Segurança do trabalho.Resumo
Este artigo analisa como a comunicação, por meio da disciplina de Língua Portuguesa, está organizada no Plano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho integrado ao Ensino Médio, ofertado por uma escola estadual da região Norte do Brasil. A pesquisa parte dos fundamentos do Currículo Integrado e da formação humana integral, discutindo a importância da articulação entre saberes gerais e específicos no desenvolvimento de competências comunicativas essenciais à formação profissional. Utiliza-se abordagem qualitativa, com análise documental das ementas e entrevistas com o docente de Língua Portuguesa e o coordenador do curso. Os resultados indicam percepções diversas sobre a articulação interdisciplinar e apontam desafios pedagógicos e institucionais na integração efetiva dos componentes curriculares.
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