RENDIMENTO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TECNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO ANUAIS DO IF SERTÃO PE, CAMPUS OURICURI, FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19 E AO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3611Palavras-chave:
Ensino Remoto. Rendimento. Permanência. Covid-19.Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o âmbito do processo de ensino aprendizagem dos cursos técnicos de nível médio integrado anuais do Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, no tocante ao rendimento escolar e a permanência dos alunos nos cursos frente à pandemia do covid-19 e ao consequente ensino remoto, que trouxe consigo uma gama de desafios para a educação como um todo, em especial, para o ensino básico que não estava habituado nem preparado para um processo de ensino sem a interação presencial e social cotidiana, tanto em se tratando dos professores e escola de um modo geral, como dos alunos e seus responsáveis. O campus Ouricuri oferta cursos nas modalidades médio integrado, médio subsequente, educação profissional de jovens e adultos, formação inicial e continuada e licenciatura. No entanto o foco desde trabalho foram os cursos de nível médio integrado anuais ingressantes em 2020, mais especificamente agropecuária, informática e edificações por terem se iniciado justamente no período pandêmico, o que permite uma análise mais contundente tendo em vista peculiaridades do Campus Ouricuri, como a não retenção de alunos com várias reprovações e a medida adotada durante a pandemia de excluir as reprovações do histórico do aluno.
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