RENDIMENTO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TECNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO ANUAIS DO IF SERTÃO PE, CAMPUS OURICURI, FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19 E AO ENSINO REMOTO

Autores/as

  • Osmar Viveiros de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
  • Antônio Edinaldo de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Pablo Renê Ulisses Martins Escola Municipal Bárbara de Alencar

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3611

Palabras clave:

Ensino Remoto. Rendimento. Permanência. Covid-19.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo analisar o âmbito do processo de ensino aprendizagem dos cursos técnicos de nível médio integrado anuais do Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica do Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, no tocante ao rendimento escolar e a permanência dos alunos nos cursos frente à pandemia do covid-19 e ao consequente ensino remoto, que trouxe consigo uma gama de desafios para a educação como um todo, em especial, para o ensino básico que não estava habituado nem preparado para um processo de ensino sem a interação presencial e social cotidiana, tanto em se tratando dos professores e escola de um modo geral, como dos alunos e seus responsáveis. O campus Ouricuri oferta cursos nas modalidades médio integrado, médio subsequente, educação profissional de jovens e adultos, formação inicial e continuada e licenciatura. No entanto o foco desde trabalho foram os cursos de nível médio integrado anuais ingressantes em 2020, mais especificamente agropecuária, informática e edificações por terem se iniciado justamente no período pandêmico, o que permite uma análise mais contundente tendo em vista peculiaridades do Campus Ouricuri, como a não retenção de alunos com várias reprovações e a medida adotada durante a pandemia de excluir as reprovações do histórico do aluno.

Biografía del autor/a

Osmar Viveiros de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Licenciado em Ciências Biológicas e Especialista em Ecologia pela Universidade Regional do Cariri, Tecnólogo em Gestão Pública pela Uninabuco e Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Exerceu o cargo de Assistente Administrativo na Secretaria Municipal de Cultura de Exu e atuou como professor de química e biologia do ensino médio na EREM Barão do Exu, atualmente é servidor público federal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, ocupando o cargo de Assistente em Administração. E-mail: osmarexu@gmail.com.br

Antônio Edinaldo de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Letras e Especialista em Linguística Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri. Atuou como professor de português e Literatura do ensino médio na EREM Barão do Exu e na Escola Nelson Araújo, atualmente exerce o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal da Paraíba. E-mail: edinaldo.oliveirajua@hotmail.com

Pablo Renê Ulisses Martins, Escola Municipal Bárbara de Alencar

Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri, Graduando em Pedagogia na Uninter, Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba. Atuou como professor de história e didática no normal médio, atualmente exerce a função de Coordenador Pedagógico na Escola Municipal Bárbara de Alencar. E-mail: pr1ulisses@hotmail.com.

Publicado

2021-12-07

Cómo citar

Carvalho, O. V. de ., Oliveira, A. E. de ., & Martins, P. R. U. . (2021). RENDIMENTO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TECNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO ANUAIS DO IF SERTÃO PE, CAMPUS OURICURI, FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19 E AO ENSINO REMOTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1876–1889. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3611