ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DETERMINANTES ESTRUTURAIS E DESAFIOS À PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

  • Jader Jefferson Andrade Gomes Instituto Federal do Tocantins
  • Rivadavia Porto Cavalcante Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22566

Palavras-chave:

Evasão escolar. Ensino médio integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Políticas de permanência. Formação humana integral.

Resumo

Este artigo analisa a evasão escolar no Ensino Médio Integrado (EMI) de uma instituição federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) localizada no sul do Pará. O estudo, de natureza qualitativa e caráter exploratório, baseou-se em análise documental, revisão de literatura e entrevistas com docentes, buscando compreender os determinantes estruturais do abandono escolar e suas implicações pedagógicas e institucionais. As narrativas docentes evidenciam múltiplos fatores associados à evasão, entre eles desigualdades socioeconômicas, fragilidades no acolhimento e desarticulação curricular. Os resultados indicam que o fenômeno transcende causas individuais, expressando contradições do modelo educacional e desafios à efetivação do direito à educação. Conclui-se que a permanência requer políticas integradas de assistência estudantil, gestão democrática e práticas pedagógicas voltadas à formação humana integral e ao fortalecimento do papel social da escola pública.

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Biografia do Autor

Jader Jefferson Andrade Gomes, Instituto Federal do Tocantins

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Docente na Rede Estadual de Ensino do município de Conceição do Araguaia/PA.

Rivadavia Porto Cavalcante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutor em Linguística e Práticas Sociais. Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

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Publicado

2025-11-30

Como Citar

Gomes, J. J. A., & Cavalcante, R. P. (2025). ESTUDO DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: DETERMINANTES ESTRUTURAIS E DESAFIOS À PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9510–9533. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22566