PLANO DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA: AÇÕES EXECUTADAS NO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE

Autores

  • Angelamar Gonçalves de Almirante Instituto Federal de Educação
  • Daniele Sayuri Fujita Ferreira Instituto Federal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6342

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica. Ensino médio integrado. Juventude.

Resumo

Esse artigo buscou analisar a percepção dos docentes e gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista Zona Oeste (IFRR/CBVZO) sobre o conhecimento do plano de permanência e êxito dos estudantes do IFRR, evidenciando as ações que foram executadas na unidade. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário eletrônico com questões abertas e fechadas. Observou-se que a maioria dos participantes possuía conhecimento sobre a criação do plano de permanência e êxito da instituição e as ações executadas. Foi possível perceber que o IFRR/CBVZO desenvolveu diversas ações previstas no plano de permanência e êxito, com o intuito de amenizar os casos de evasão e retenção de seus estudantes, e que essas ações contribuíram para o sucesso educacional desses estudantes. No entanto, torna-se de extrema importância para auxiliar na execução das ações inerentes a superação da evasão e da retenção de estudantes do IFRR/CBVZO e demais unidades do IFRR, a recomposição das comissões locais.

Biografia do Autor

Angelamar Gonçalves de Almirante, Instituto Federal de Educação

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional/ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima/Campus Boa Vista (IFRR/CBV). E-mail: angelamar.almirante@ifrr.edu.br.

Daniele Sayuri Fujita Ferreira, Instituto Federal de Educação

Doutora em Ciências - Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais/ Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: daniele.fujita@ifrr.edu.br.





Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Almirante, A. G. de ., & Ferreira, D. S. F. . (2022). PLANO DE PERMANÊNCIA E ÊXITO DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA: AÇÕES EXECUTADAS NO IFRR/CAMPUS BOA VISTA ZONA OESTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 85–96. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6342