DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERCEPÇÕES E DESAFIOS, NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Ana Carolina Leal Folha de Castro PROFEPT
  • Cléber Silva e Silva Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14180

Palavras-chave:

Competências socioemocionais. Ensino médio integrado. Prática docente.

Resumo

Este artigo investiga o desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto do Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica (EMIEPT), abordando as percepções e desafios enfrentados pelos docentes na prática pedagógica. A lacuna de conhecimento se encontra na escassa compreensão das estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento dessas competências no EMIEPT. A pesquisa, baseada em entrevistas qualitativas, identificou convergências e diferenças entre as competências apontadas pela BNCC, a Resolução CNE/CP Nº 01/2021 e a percepção dos docentes. Além disso, revela a insegurança dos docentes quanto à implementação das competências socioemocionais devido à ausência de formação específica. Os resultados principais destacam a importância de formações docentes voltadas para o desenvolvimento socioemocional e sugerem práticas pedagógicas, alinhadas aos conceitos e princípios da proposta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que podem favorecer o crescimento dessas competências nos estudantes do EMIEPT.

Biografia do Autor

Ana Carolina Leal Folha de Castro, PROFEPT

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Brasil Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil. 

Cléber Silva e Silva, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Química pela Universidade Federal do Pará, Brasil Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Brasil

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

Castro, A. C. L. F. de, & Silva, C. S. e. (2024). DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERCEPÇÕES E DESAFIOS, NA PRÁTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 5029–5048. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14180