DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERCEPÇÕES E DESAFIOS, NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14180Palavras-chave:
Competências socioemocionais. Ensino médio integrado. Prática docente.Resumo
Este artigo investiga o desenvolvimento de competências socioemocionais no contexto do Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica (EMIEPT), abordando as percepções e desafios enfrentados pelos docentes na prática pedagógica. A lacuna de conhecimento se encontra na escassa compreensão das estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento dessas competências no EMIEPT. A pesquisa, baseada em entrevistas qualitativas, identificou convergências e diferenças entre as competências apontadas pela BNCC, a Resolução CNE/CP Nº 01/2021 e a percepção dos docentes. Além disso, revela a insegurança dos docentes quanto à implementação das competências socioemocionais devido à ausência de formação específica. Os resultados principais destacam a importância de formações docentes voltadas para o desenvolvimento socioemocional e sugerem práticas pedagógicas, alinhadas aos conceitos e princípios da proposta da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que podem favorecer o crescimento dessas competências nos estudantes do EMIEPT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY